Nada de se basear em celebridades, alerta especialista em harmonização facial

19/10/2021

Larissa Lima, expert no procedimento, destaca que cada rosto possui características únicas que devem ser respeitadas

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a harmonização facial é um dos procedimentos não-cirúrgicos mais procurados pelos homens: somente entre os anos de 2014 e 2019, a realização desses procedimentos teve um aumento de 255%, levando em conta somente os procedimentos feitos em homens. E, apesar do uso das máscaras, se engana quem pensa que a busca por procedimentos para melhorar a aparência estética da face reduziu nos últimos 18 meses. As chamadas de vídeo, lives e trabalho online abriram espaço para o chamado "efeito zoom", em referência à plataforma de vídeochamadas bastante utilizada para reuniões. A dentista Larissa Lima, especialista em Harmonização Facial e Odontologia Restauradora Estética, explica que o fenômeno acontece porque as pessoas passaram a se olhar mais pela telinha do celular ou computador e querem se sentir bem com a aparência.

"É muito comum o paciente chegar na clínica em busca de algum procedimento específico e, normalmente, tomam como base os parâmetros realizados em conhecidos ou celebridades. Mas é preciso lembrar que cada rosto tem características únicas e diferentes, e elas precisam ser levadas em consideração antes de realizar qualquer procedimento. É no planejamento da harmonização que será decidido o volume que será aplicado em cada região da face", explica a especialista.

Lima revela que o planejamento é fundamental para evitar resultados insatisfatórios ou que possam mexer com a autoestima do paciente. "Por isso, antes de cada atendimento, a avaliação é de suma importância, pois é o momento de alinhar as expectativas e planejar cada detalhe com muito cuidado", destaca.

Sorriso é protagonista
Dentre os procedimentos para melhorar a estética, vale destacar que a reabilitação oral está entre as técnicas que contribuem para resgatar a autoestima dos pacientes, é o que aponta a especialista em Odontologia Estética Jessyka Bindaco.
"É possível utilizar desde implantes, lentes de contato dentárias e clareamento, conforme análise de cada caso. E, depois, com o sorriso renovado e alinhado, o resultado é o paciente feliz com a autoestima lá em cima", destaca.
Área de anexos