Multifuncionalidade: pufes são curingas da decoração

01/09/2021

Eles compõem qualquer ambiente com uma variedade de cores e formatos

Colocado no centro ou num cantinho. Seja para apoio dos pés ou compondo a arrumação do espaço junto com outro móvel. A verdade é que o pufe se consolidou como um item de decoração fundamental com muita versatilidade - dos despojados aos sofisticados - para ocupar um ambiente e oferecer ainda mais aconchego para o ambiente. Descontraído, o pufe pode ser uma ótima opção para as reuniões mais íntimas na recepção das visitas na sala, por exemplo, sem ocupar espaço demais com poltronas e sofás.

Para a decoradora e consultora de vendas da Móveis Conquista, Adriana Lovatto, não existe uma fórmula para escolher o modelo ideal do pufe, mas é preciso levar em conta alguns critérios para se decidir. "É sempre bom observar a função que o pufe terá no espaço, além de decorativa. Também é fundamental saber o local disponível e o estilo de decoração para manter as características", indica.

Assim como os sofás e poltronas, esse móvel pode ter diversos tipos de estrutura. Tem alguns que são de madeira, por exemplo, que é bem comum, com um revestimento de espuma com densidades variadas para garantir um estofado mais firme ou mais suave, que envolve mais o corpo de quem senta. Já aqueles sem a estrutura de madeira, têm um estilo popular e são ideais para um ambiente mais despojado, como as bean bags, que podem ser até infláveis.

"O tamanho também é um critério muito importante na escolha, pois as versões pequenas são mais versáteis, por exemplo. Elas podem ficar escondidas embaixo da mesa de centro ou encaixadas junto à mesa lateral, para uso apenas quando necessário, se for o caso. Já os modelos maiores são mais indicados para quem tem bastante espaço disponível e podem ser posicionados de maneira mais independente dentro do ambiente", sugere.

O formato do pufe também pode interferir nas dimensões percebidas do ambiente. "Os redondos, por exemplo, dão uma sensação de que ocupam mais espaço. Já os quadrados e retangulares são considerados mais clássicos por poderem ser colocados em outros lugares e cantinhos", comenta.