Mudança de estação: quais são os cuidados que precisamos ter com a pele dos pets?

19/04/2023

Temperaturas mais baixas, tempo mais fresco, sugere ser um clima mais interessantes para os pets do que as altas temperaturas do verão. Alguns tutores até começam a postergar os banhos do seu pet, muitas vezes com a intenção de protegê-lo contra o frio e também evitar a tosa pelo mesmo motivo. Mas será que esse é o cuidado ideal?

A dermatologista da Lifepet, a doutora Ana Luisa Luna de Azevedo Ferreira, ressalta que o banho e aparar os pelos são importantes para a manutenção da saúde e promover a higiene dos bichinhos, desde que sejam adotadas medidas de bem-estar para impedir que o seu pet sinta frio.

No caso de pets que possuem dermatopatias e se beneficiam do banho para uso de produtos terapêuticos e manutenção do tratamento, o banho é ainda mais essencial. "Portanto, mesmo em épocas com temperaturas mais baixas, os procedimentos devem ser os mesmos, desde que sejam adotadas medidas a fim de promover o conforto durante todo o processo do banho", explica a dermatologista.

Separamos algumas dicas para que os banhos não sejam traumáticos nessa época, segundo doutora Ana Luisa Luna de Azevedo Ferreira.

⁃ Temperatura da água: deve ser morna. Evitar que seja totalmente fria e também não pode ser quente. Isso pode acarretar em ressecamento da pele e futuros problemas;

⁃ Secagem: deve-se tirar o excesso da água com toalha e a temperatura do secador deve ser morna. Cuidado com queimaduras;

⁃ Escolha um dia em que esteja mais ensolarado;

⁃ Escolha um ambiente fechado, sem circulação de corrente de vento.

Lembrando que cães filhotes e idosos têm uma tendência maior a sentirem frio. Então, cuidado redobrado com eles.

Agora sabendo de todas essas dicas, é hora de aproveitar essa estação e redobrar os cuidados com a pele e pelagem do seu pet com amor e responsabilidade.