Mope em parceria com Hospital Evangélico

03/02/2022

A startup Mope - Educação Médica em parceria com o Hospital Evangélico irá ministrar nos dias 05 e 06 de fevereiro o Curso de Ultrassonografia Point-of-Care - Treinamento Teórico-prático Hands-on. O treinamento é focado na capacitação de médicos emergencistas, intensivistas, cardiologistas, nefrologistas e hospitalistas. Durante o curso, os profissionais irão conhecer e aprender sobre uma ferramenta tecnológica que contribui em muito na assistência ao paciente internado.

A Ultrassonografia beira leito tem por objetivo tornar a assistência mais eficiente com diagnósticos objetivos e rápidos, que tornam a tomada de decisão mais prática diante de todas as limitações do cuidado ao paciente crítico.

O curso será ministrado pelos médicos Guilherme Rodrigues Fonseca, Tiago Dal Bo e Raphael Rocha Ferreira. Para o Dr.Guilherme Fonseca, diretor executivo da Mope, as expectativas são positivas. "O Curso de US Point-of-Care da MOPE tem por objetivo capacitar profissionais das mais diversas áreas do atendimento ao paciente internado, seja na enfermaria ou no departamento de emergência/UTI. E, por isso, não temos dúvidas que o HEVV com profissionais mais capacitados irá garantir maior segurança da assistência médica do paciente bem como se tornará o primeiro Hospital do ES a apoiar treinamentos em uma ferramenta tecnológica de fácil acesso e de manejo simples quando há capacitação adequada. Estamos muito felizes em dar o primeiro passo em direção ao projeto de punção 100% segura", comenta Dr. Guilherme Fonseca.

Além disso, diante do Projeto "Punção 100% Segura", idealizado pelos médicos cardiologista Dr. Diogo Barreto e médico hospitalista Dr. Guilherme Fonseca, com apoio institucional do Hospital Evangélico, a Mope irá capacitar esses diversos profissionais para

a realização de procedimentos invasivos de punção venosa profunda guiados por ultrassonografia. "O Procedimento ecoguiado é sabidamente mais seguro para o paciente e com redução clara das complicações inerentes ao procedimento invasivo quando realizado às cegas", explica Dr.Guilherme.

Para Diogo Barreto, coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital Evangélico de Vila Velha "o curso irá capacitar médicos para que eles incorporem o uso do ultrassom e tornem os procedimentos mais seguros para o paciente. Fazendo a punção venosa profunda é possível ter visualização direta, avaliar de maneira precisa o paciente crítico, diagnosticar líquido ou secreção no pulmão e até mesmo se tem algum líquido na membrana que recobre o coração. É uma tecnologia avançada que auxilia os profissionais da área médica".

Já a Dra. Elimar Ponzzo Dutra Leal - Gerente do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) do Hospital Evangélico de Vila Velha, acredita que o curso é importante porque traz a inovação como aliada à assistência, melhorando a qualidade no atendimento e a segurança do paciente. "E Ainda, promove a atualização dos profissionais de saúde dentro de umas funções básicas que eles exercem durante o cuidado ao paciente crítico, a punção venosa profunda, neste curso, guiada pela ultrassonografia", ressalta.