Momento de comprar dólar ou esperar?

18/04/2022

Em um momento de respiro, a cotação do dólar vem caindo e a moeda americana chegou ao valor de R$ 4,69 na última segunda-feira, dia 11. Comparado ao final do ano passado, foi cerca de 15% a menos no valor e todos se perguntam, o que está havendo para esta queda?

De acordo com o sócio fundador e assessor de investimentos da Pedra Azul Investimentos, Lélio Monteiro, o aumento dos juros para controlar a inflação é o principal motivo para a desvalorização da moeda americana, pois nos Estados Unidos a elevação da taxa básica está atrasada em relação ao Brasil, aumentando o diferencial de juros, ajuda a trazer recursos do exterior. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia também contribui para este movimento.

A Rússia foi retirada do índice MSCI de países emergentes no início de março, em decorrência das sanções econômicas. "Os fundos de investimento que aplicavam no mercado russo foram obrigados a vender suas posições e realocar recursos, e o Brasil foi um dos mais beneficiados. Mesmo sem melhorias significativas no ambiente interno, o nosso país acaba se tornando um destino mais atrativo devido ao cenário geopolítico atual", explica Monteiro. Outro aspecto relevante é que o Brasil é importante produtor de commodities, cujos preços estão em alta no mercado internacional. Isso torna as nossas empresas mais lucrativas e coloca a nossa Bolsa de Valores em uma posição melhor.

Assim, qual a dica? Vale a pena comprar dólar? Para o especialista, no atual valor da moeda vale investir parte dos recursos em investimentos dolarizados. "Quem pensa em fazer uma viagem internacional e principalmente com a melhora na pandemia, é o momento de planejar", destaca Monteiro. "Vale também investir em fundos e ações expostos à moeda americana", pontua o assessor.