Meridional abre exposição fotográfica de incentivo à doação de órgãos

01/09/2021

A mostra traz imagens e depoimentos de pessoas que receberam transplantes na instituição e vai até 30 de setembro

O hospital Meridional Cariacica adere, mais uma vez, à campanha nacional "Setembro Verde", que incentiva a doação de órgãos. E, em comemoração, nesta quarta-feira, dia 01, abrirá gratuitamente ao público a exposição "Seja um MultiplicaDoador", uma mostra que conta, por meio de fotografias, histórias de vida, com breves depoimentos de pessoas que conseguiram passar pelo procedimento com sucesso e vencer a fila de espera.

Dentre os objetivos, está homenagear os pacientes que conseguiram ter seus órgãos transplantados. A mostra também visa a conscientizar a sociedade para a importância da doação de órgãos e tecidos, e representar artisticamente o conceito principal desse tipo de procedimento: salvar vidas.

De acordo com Gustavo Peixoto, Coordenador do Centro do Transplante, a exposição permitirá ao espectador a oportunidade de contemplar a vida através de seus artistas, os pacientes. "Ela oferece ao público imagens retratando as emoções de pacientes transplantados no Meridional, apresentadas com frases que ilustram um pouco sobre a nova oportunidade de vida após o recebimento do órgão", ressalta.

Nathiely da Silva Belo da Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) a concretização do processo de doação só é possível com a compreensão e solidariedade dos familiares, responsáveis por autorizar o procedimento nos pacientes que receberam o diagnóstico de morte encefálica. "O primeiro passo para um transplante não é uma decisão médica, é uma decisão sua. Um único doador pode ajudar até 15 pessoas. Através destas fotos, mostramos a realidade sobre o transplante e o impacto positivo em toda a sociedade", pontua.

Referência nesse tipo de procedimento, com mais de 1265 transplantes realizados, o Meridional irá realizar ações em prol dessa campanha ao longo de todo o mês. Além da exposição, toda a área externa das unidades da Rede terão seus refletores alterados para a cor verde.

Serviço:

Exposição "Seja um MultiplicaDoador"

Data: 01 a 30 de setembro.

Hora: 07h às 18h

Local: Meridional Cariacica

Entrada gratuita

Fotos:

Roberto Carlos Alves. Transplante de coração. Só tinha mais uns dias de vida se não conseguisse o transplante. Segundo a esposa, foi para o centro cirúrgico já quase sem vida.

Aquila Gomes de Oliveira. Transplante de rim, realizou o sonho de ser mãe e engravidou depois do transplante.

Vagno Prates da Silva. Transplante de rim 2 vezes. (sofreu um acidente de moto e precisou receber um outro rim, pois perdeu o primeiro transplante que recebeu).

JÚLIO DE SOUZA SANTOS. Transplante de Rim. A esposa foi a doadora em vida.