Melhor idade: Pilates ajuda idosos a ter mais condicionamento

22/11/2021

A realização da atividade fortalece os músculos e melhora a flexibilidade

Pessoas com mais de 60 anos representam quase 18% dos brasileiros. De acordo com a pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada este ano, dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, que têm 60 anos ou mais. Uma das causas naturais do envelhecimento é a perda da flexibilidade e da resistência física, que pode tornar complicada a execução de atividades corriqueiras do dia-a-dia, e uma rotina de exercícios.

Além disso, neste momento da vida, a pessoa fica sujeita a diversas patologias devido a fragilidade do corpo. Por isso, é muito importante praticar atividades físicas e ter uma boa alimentação durante essa fase. E o pilates pode ser um grande aliado, oferecendo diversos benefícios para muitas situações, que são características desta faixa etária.

Prestes a fazer 83 anos, a dona Lurdes Maria da Silva, realiza a atividade há oito anos no Estúdio Malu Ramos e sente os benefícios diários do pilates em tudo que faz ao longo do dia. "Eu pratico os exercícios duas vezes na semana e gosto demais. Sinto muitas melhorias em cada coisa que faço. Sou bastante ativa, bordo, passo pano na casa e não sinto dores no corpo. No início não gostava muito de plataforma vibratória, porque a gente fica tremendo, mas hoje já é minha queridinha. Também gosto muito da convivência com a professora, que é excelente", elogia.

De acordo com a educadora física, Malu Ramos, com a prática do pilates o corpo ganha um maior condicionamento que ajuda no fortalecendo dos músculos e na melhora da flexibilidade. "Utilizamos uma técnica de reeducação do movimento para trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental. Por trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, por meio de seus movimentos suaves e contínuos, esta atividade melhora a concentração, o fortalecimento e estabiliza os músculos centrais do corpo", explica.

Além disso, o Método atua na postura, alongando e tonificando os músculos sem exageros. "Os movimentos do Pilates podem ser realizados tanto para garantir o condicionamento físico de uma pessoa saudável quanto para reabilitar os indivíduos que possuem algum tipo de lesão. Ele também auxilia para a reabilitação das patologias que tendem acometer o corpo nessa fase", conclui.

Sobre Malu Ramos

Malu Ramos é profissional de educação física, formada pela UVV em 2003. Possui especialização em Fisiologia do exercício, Aspectos fisiológicos do método pilates, Nutrição desportiva, Patologias osteoarticulares e Prevenção e tratamento da dor.

Proprietária do estúdio de Pilates Malu Ramos, localizado em Jardim da Penha, Vitória. Para mais informações veja o perfil @maluramospilates.