Médico alerta sobre discopatia degenerativa, uma causa comum é dor na coluna

30/03/2023

Dor lombar, dorsal ou cervical e formigamento em membros superiores e inferiores são alguns dos sintomas da doença que pode causar invalidez

A discopatia degenerativa é um termo médico que se refere à degeneração ou desgaste do disco intervertebral, que é uma estrutura localizada entre as vértebras da coluna vertebral. O médico e especialista em dor crônica, André Felix, esclarece que a doença é mais comum entre homens, na faixa dos 40 e 55 anos, mas pode afetar qualquer pessoa, e nem sempre é um processo incapacitante e doloroso, pode ocorrer simplesmente pelo envelhecimento natural do corpo.

Ainda segundo o especialista em dor crônica, os principais sintomas são dores nas costas (lombar, dorsal ou cervical), podendo ser acompanhada com formigamento em membros superiores e inferiores, causados principalmente pela sobrecarga nestas estruturas, como obesidade, má postura, levantamento de pesos que ocasionam lesões, entre outros fatores de estilo de vida.

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), as doenças da coluna vertebral são as mais frequentes entre as causas de afastamento para aposentadoria por invalidez.

O especialista afirma que os tratamentos podem variar, através de medicamentos e fisioterapia. "A degeneração discal é muitas vezes uma consequência do próprio envelhecimento, nem sempre correlaciona com a dor do paciente, por isso é primordial o diagnóstico, que pode ser firmado por meio do bloqueio diagnóstico, um tipo de bloqueio específico que busca a origem da dor", alerta Felix.

"Com o passar do tempo, os discos intervertebrais na coluna vertebral começam a se desgastar, perdendo sua elasticidade e capacidade de amortecimento, podendo causar dores, desconfortos e comprometendo a qualidade de vida, impossibilitando a realização das tarefas diárias, em que alguns pacientes podem precisar se afastar temporariamente ou definitivamente do trabalho para realizar tratamentos e recuperar sua saúde, mas isso pode ser evitado", completa. Foto: Marcos Paulo Nascimento Silva.