Medicamento contra a obesidade

15/06/2021

O FDA (Food And Drug Administration) dos Estados Unidos - órgão semelhante à Anvisa no Brasil - aprovou o uso do medicamento injetável Semaglutida para controle de peso. De acordo com a endocrinologista Gisele Lorenzoni, "este medicamento é utilizado para diabetes, mas também auxilia na perda de peso, e foi comprovado que indivíduos que utilizaram a medicação perderam até 12% do peso corporal inicial".

A médica alerta que o medicamento é indicado para quem tem sobrepeso e sofre com a obesidade. "A obesidade é um grande problema de saúde associado a principais causas de morte, como doenças cardíacas, derrame cerebral, diabetes, assim, a sua liberação é muito importante para este público", destaca.

Em comunicado, a FDA afirmou que a injeção sob a pele é a primeira droga aprovada para controle crônico de peso em adultos com obesidade ou sobrepeso desde o ano de 2014.

Obesidade

A obesidade é definida pelo índice de massa corporal (IMC) maior que 30 - calcula-se o peso em quilos dividido pela altura ao quadrado - é uma doença crônica que acarreta outros diversos problemas de saúde, incluindo o câncer. foto de Gustavo Forattini