Médica derruba mitos sobre alimentação saudável

23/05/2023

Enlatados podem fazer bem, nem toda gordura é ruim e quem tem Diabetes pode comer fruta

Em busca de saúde e bem-estar muitas pessoas seguem dicas que às vezes acham corretas, mas que não são aprovadas por médicos ou não seguem suas orientações. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que diversas regras ligadas à alimentação, na verdade, são mitos e devem ser ignoradas.

Entre os mitos que podemos destacar é sobre alimentos congelados e enlatados. "O alimento na versão enlatada, congelada ou seca pode ser tão nutritiva quanto o in natura! Claro que frutas e vegetais frescos são saudáveis, porém em pesquisa do Departamento de Agricultura dos EUA foi identificado que frutas e legumes congelados, enlatados e secos podem ser tão nutritivos quanto seus equivalentes frescos", explicou a endocrinologista Gisele Lorenzoni.

Outro mito é sobre o Diabetes Tipo 2 em que é aconselhado às pessoas que possuem a doença a não comer frutas. "Na verdade, uma pesquisa feita em São Francisco mostrou que as pessoas que consomem uma porção de frutas inteiras por dia têm um risco menor de desenvolver a doença", informou ela.

Quando falamos de gordura logo nos vem à mente sobrepeso, problemas vasculares, não é mesmo? E está aí mais um mito por conta de que nem todas as gorduras são ruins. "As gorduras trans e saturadas fazem mal em excesso, e podem ocasionar risco de doenças cardíacas, derrame, etc. Já as gorduras saudáveis – como a que encontramos em alimentos como peixes, linhaça, nozes, sementes, azeite, óleos vegetais, são importantes fontes de energia, além de produzir energia para o corpo, auxiliar na função celular e produção hormonal", explicou a médica.