Maxwell dos Santos discute percalços do escritor iniciante em novo e-book

08/07/2022

Meu rim por uma resenha debate as desigualdades no mercado editorial, além de contar a estória de Laerte, um adolescente com paralisia cerebral que lança seu primeiro livro. 

O escritor Maxwell dos Santos fará o lançamento presencial do e-book Meu rim por uma resenha, no dia 25 de julho, Dia Nacional do Escritor, às 19:00 horas, na Biblioteca Pública do Espírito Santo. Uma prévia da obra está disponível para leitura no Wattpad, em https://w.tt/3n3lTze

A décima terceira obra de Maxwell dos Santos discute a disparidade de armas entre as editoras independentes e os grandes conglomerados editoriais, os desafios do autor para conseguir publicar seu primeiro livro, a relação entre autores/editoras com produtores(as) de conteúdo literário, a pejotização do trabalho, a cultura do cancelamento e o capacitismo contra pessoas com deficiência

Laerte, o protagonista, é descendente de indígenas, tem paralisia cerebral, decorrente da falta de oxigenação no cérebro, durante o trabalho de parto, em que sua mãe, Larissa, foi vítima de violência obstétrica. Como sequelas, o jovem tem limitações na fala e nos movimentos das pernas, o que lhe obriga a andar de muletas, mas seu intelecto é estupendo.

Ele, aos 17 anos, após muitas negativas, consegue publicar seu primeiro livro, Rebello Resiste, pela Edições Talismã, editora independente de Belo Horizonte.

Viviane Botacin, a antagonista, é paulistana, produtora de conteúdo literário, dona de canal no MyVOD, com mais de 500 mil seguidores, faz resenhas em vídeo, cobrando até R$ 5.000,00 de cada autor ou editora que deseja ter a obra resenhada.

Após ter sido comunicado por seu editor do valor fora da realidade cobrado pela influencer para que seu livro seja resenhado, Laerte, que é fã dela, escreve um post em seu blog, criticando o elitismo de Viviane, pedindo um olhar mais sensível de Viviane para os autores e editores independentes, que enfrentam dificuldades na divulgação na imprensa corporativa.

Furiosa, Viviane liga para ele, proferindo insultos racistas e capacitistas.

Vale a pena pagar uma fortuna por uma resenha? Essa resenha seria positiva? E se fosse negativa?

Sobre Maxwell dos Santos

Maxwell dos Santos(1986) nasceu e mora em Vitória-ES. É jornalista, radialista, designer gráfico e servidor público da Prefeitura de Cariacica desde 2017, editor-chefe do portal Marramaque, e professor voluntário de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa dos cursinhos Risoflora, ResistENEM e Cursinho Popular por Mensagem. Técnico em Multimídia pelo CEET Vasco Coutinho (2016), licenciado em Letras/Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2021), especialista em Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento e Superdotação pela FAEP (2021), licenciado em História pela Uninter (2022), especialista em Revisão de Textos pela Facuminas (2021), MBA em Marketing e Mídias Digitais pela Facuminas (2022), pós-graduando em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas pela Faculdade Novoeste e bacharelando em Jornalismo Digital pela Uniasselvi.

Serviço

O quê: Lançamento do e-book "Meu rim por uma resenha"

Quando: 25 de julho de 2022, às 19:00

Onde: Biblioteca Pública do Espírito Santo

Av. João Batista Parra, 165 - Enseada do Suá, Vitória - ES