Massagens regulares podem beneficiar o sistema imunológico prevenindo doenças

06/04/2023

Elas acalmam, relaxam, trazem sensação de bem-estar físico e mental e são momentos de fuga do estresse cotidiano. Mas, além de todos esses benefícios, pesquisas têm demonstrado cada vez mais que as massagens, se recebidas de forma regular, beneficiam o sistema imunológico ajudando, assim, a prevenir doenças.

"Uma boa sessão de massagem ajuda a liberar hormônios como endorfina e oxitocina, que são capazes de aliviar tensões e dores musculares e de aumentar a sensação de bem-estar. Ao aumentar o fluxo sanguíneo e aliviar processos inflamatórios, também dão mais qualidade de vida a quem as recebe", comentou a expert no assunto Juliany Pelissari, que é proprietária do Buddha Spa Vitória.

Aliado a isso, vários estudos têm demonstrado que a prática regular dessas terapias impulsiona nosso sistema imunológico a liberar toxinas, aumentando a atividade dos glóbulos brancos, responsáveis por auxiliar o corpo a combater doenças.

"Paralelamente, elas também atuam na redução do cortisol, hormônio que é liberado na corrente sanguínea diante de situações tensas e estressantes. Ele eleva a frequência cardíaca e a pressão arterial, causando dores de cabeça, problemas digestivos e do sono, de memória e de concentração e até doenças cardíacas. Como tudo isso afeta o nosso sistema imunológico, acabamos doentes", ressaltou Juliany.

Entre os benefícios das massagens regulares estão ainda: menos gripes, resfriados e alergias, diminuição da retenção de líquidos e auxílio ao emagrecimento, se aliada à dieta e aos exercícios físicos. Outros estudos americanos recentes apontam ainda a eficiência da prática no combate à irritabilidade e depressão, sintomas relacionados a várias doenças.

Mas, antes de fechar um pacote de massagem, é importante levar em conta a especialização e a experiência do profissional ou da clínica. Além disso, quem tem doenças renais, na coluna ou câncer, entre outras, deve consultar um médico.

Principais tipos

- Massagem relaxante: o principal objetivo desta massagem, como o próprio nome sugere, é proporcionar relaxamento. Ela consiste em movimentos lentos e suaves e não possui contraindicação. "Além de relaxamento, melhora a circulação, o estresse e a insônia e reforça o sistema imunológico".

- Drenagem: é uma grande aliada na retenção de líquidos. As manobras realizadas durante este tipo de massagem têm o objetivo de estimular o sistema linfático a eliminar líquidos e toxinas do corpo. A técnica auxilia ainda a regeneração dos tecidos, relaxa, tem ação anti-inflamatória e melhora o sistema imunológico. Além de reduzir o inchaço, o processo ajuda no tratamento da celulite e melhora os sintomas da tensão pré-menstrual.

- Ayurvédica: de origem indiana, é realizada no chão. Os movimentos são vigorosos e são usados mãos, cotovelos e pés, com o objetivo de estimular os músculos e a circulação, liberando toxinas. Também ajuda no estresse, na ansiedade, no realinhamento da postura e fortalece o sistema imunológico.

- Modeladora: massagem manual caraterizada por movimentos vigorosos e rápidos, com o objetivo de modelar o corpo, reduzindo medidas, melhorando a circulação sanguínea e, por consequência, o aspecto de celulites.

- Shiatsu: é uma terapia corporal japonesa. Através da pressão dos dedos nos pontos energéticos do corpo gera-se um grande alívio nas tensões musculares, no estresse, na depressão e na prevenção dos males causados pelo sedentarismo, trazendo equilíbrio, recuperação e leveza. "Essa massagem proporciona alívio de dor, ansiedade, fibromialgia e enxaqueca, além de reduzir as tensões musculares e o estresse, promovendo o reequilíbrio energético", esclarece Juliany Pelissari.

- Candle Massage: massagem energizante e revigorante. É realizada com óleo aquecido por vela aromática. Equilibra, aquece e relaxa o corpo e a mente.

- Day Spa sozinho ou acompanhado: O day Spa é uma experiência completa de relaxamento, que pode ser realizada sozinho ou acompanhado. Consiste em um banho de imersão relaxante, realizado numa tina de PVC (ofurô) com cromoterapia (luz) e música ambiente, acompanhado de chá indiano, frutas secas e opção à escolha entre vinho branco ou saquê. Seguido de massagem corporal relaxante, com óleos essenciais de hortelã, capim limão e eucalipto, combinando movimentos de deslizamento, amassamento e rolamento. Também conta com reflexologia, técnica realizada através da aplicação de pressões em pontos dos pés que reflete em órgãos internos. É indicada para aliviar tensões, ativar a circulação e aumentar a vitalidade do corpo.