Lipedema: o que é? Como tratar?

19/04/2022

O Lipedema é uma doença vascular crônica e de origem genética que acomete principalmente mulheres. Quase sempre, mulheres que têm essas enfermidades se queixam de pernas "gordas", muita celulite e dores nos membros inferiores. Estima-se que uma em cada dez mulheres tenha a doença no mundo e, no Brasil, 5 milhões provavelmente convivem com o lipedema e não sabem.

Segundo a cirurgiã vascular Moriane Lorenzoni, o lipedema também apresenta uma tendência para desenvolver varizes, hematomas ou aumento de inchaço na panturrilha na segunda metade do dia. "A prática de esportes e uma dieta saudável ajudam bastante durante as primeiras fases do lipedema. Também é essencial usar roupas de compressão durante as atividades esportivas ajudam a prevenir o inchaço e melhorar a circulação", esclarece. ⠀

A cirurgiã ainda ressalta ser muito comum que as mulheres da mesma família desenvolvam o problema no decorrer das gerações. "Por isso, tenha atenção à doenças que estão presentes na família e aos sintomas do lipedema, como: acúmulo de gordura; dor eminente surgimento de hematomas, peso nos membros e fragilidade capilar. Se suas as pernas, braços ou quadris estiverem aumentando de volume, não pense apenas em fazer dieta, consulte um angiologista e com ajuda profissional defina o melhor tratamento".