Konyk apresenta a linha “Essência” com conceito sustentável

25/11/2019

A marca capixaba utiliza diversos mecanismos na produção desses produtos, que valorizam o meio ambiente e a ideia de reutilização dos materiais

A preocupação em suprir as necessidades de consumo sem afetar as gerações futuras está cada vez mais presente na sociedade. E essa característica já chegou ao mundo fashion. Atualmente, o consumidor, principalmente, a geração Z (ou pós-millenial), busca transparência em suas relações para comprar de forma mais criteriosa, indo muito além de consumir sem um propósito, criando uma ligação com a marca de uma maneira mais profunda ao se identificar com os seus valores.

Com essa mudança de comportamento esse passou a ser um dos pilares da sustentabilidade, que norteia, cada vez mais, a marca capixaba Konyk. Práticas de reuso têxtil, tingimento natural e algodão certificado são alguns pilares da linha especial "Essência". Seguindo essa tendência de mercado, grifes já consolidadas - e outras novas - também passaram a ter este conceito nas suas criações.

De acordo com o diretor comercial da Konyk, José Carlos Bergamin Filho, nessa nova fase, as marcas buscam ressignificar a moda, a partir de princípios, como: sustentabilidade, produção justa, desenvolvimento social, empoderamento feminino e economia colaborativa. "Em resumo, o mercado de moda quer impactar de forma positiva a sociedade e o planeta ao seu redor", afirma.

Nova era da moda

O fato é que o sistema fashion está cada vez mais rápido e, com isso, também gera um alto volume de descarte de produtos. Por isso, José Carlos Bergamin Filho comenta que foi preciso pensar em soluções viáveis de reaproveitamento para todo o material dispensado durante a produção.

"É necessário entender que a atividade, não somente da moda, mas em todos os âmbitos, precisa ser feita de forma sustentável. Pois, não é somente um ganho para o meio ambiente. Afinal, essas ações, por menores que sejam, causam impacto positivo e melhoria da qualidade de vida para todo o sistema", pontua Bergamin Filho.

As peças que compõem a linha "Essência", da Konyk, possuem: algodão brasileiro certificado pela ABR (Algodão Brasileiro Responsável); corantes naturais - extraídos de raízes, cascas e frutas - ou seja, com zero uso de produto químico na coloração; fios de tecidos com origem da reciclagem de garrafas pet; algodão naturalmente colorido por meio de melhoramento genético, sem nenhum processo de coloração e transformação de retalhos em desfibrados têxteis, processo no qual são transformados em novos fios, retornando para a indústria.

Para as marcas antenadas em todo esse movimento de consumo, assim como a Konyk, a sustentabilidade já deixou de ser "apenas" um diferencial, e se tornou uma preocupação que está na base, em todo o conceito das suas criações e comportamento difundido junto aos seus consumidores.

Sobre a linha Essência

Com processos totalmente sustentáveis, os produtos que fazem parte da linha utilizam-se de ações totalmente sustentáveis, desde o tipo de algodão utilizado, passando pelo processo de tingimento e reaproveitamento de insumos.

São camisas de malha com qualidade premium, design diferenciado e valores competitivos, que estão disponíveis nas 24 lojas distribuídas pelo Espírito Santo e nas franquias de Minas Gerais e Bahia.