Junho Laranja – Prevenção de queimaduras

15/06/2021

No mês de junho uma campanha chama a atenção para a prevenção de acidentes com queimaduras, o 'Junho Laranja'. Promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), o mês é escolhido em razão do Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, próximo dia 6 de junho.

O foco da campanha este ano é o uso do álcool em gel que tem provocado diversos acidentes com queimaduras, tanto em uso pessoal como profissional, e até em acidentes com carros. Para o cirurgião plástico Humberto Pinto, além da importância da prevenção falando do álcool em gel - que realmente aumentou, e muito, os casos de queimaduras - é preciso lembrar-se de outro fator, o aumento dos 'cozinheiros'. "Devido ao confinamento, muitos passaram a cozinhar mais, seja por prazer ou por necessidade (para ter uma renda extra) e o número de casos de queimaduras por acidente domésticos aumentou bastante", destaca o cirurgião.

Entre as queimaduras, temos a de primeiro, segundo e terceiro grau. "As de primeiro grau são as mais superficiais e as de terceiro as mais graves que atingem a pele, epiderme, além de músculos e podendo chegar aos ossos", ressalta Humberto. "Nas formas mais leves, o ideal é limpar a região com água corrente e procurar um posto de saúde ou pronto socorro imediatamente. Em caso de queimaduras mais graves uma equipe médica especializada irá fazer os procedimentos corretos e dependendo do caso, a internação do paciente", explica o médico.

Com o tempo é avaliada a necessidade de cirurgia plástica dependendo da gravidade e sequelas da queimadura.