Ivan Aguilar celebra a maturidade pós-pandêmica em desfile com referências retrôs e vanguardistas

08/11/2022

Com referências dos anos 60 e 70, a nova coleção destaca a irreverência que marca a carreira do fashion designer, em desfile dia 9 de novembro, no Le Buffet Master

Com mais de 30 anos de estrada, o fashion designer Ivan Aguilar leva toda esta experiência de vida às passarelas. Após superar uma pandemia, ele vai apresentar 60 looks em cerca de 40 modelos em um evento exclusivo que será realizado no dia 9 de novembro, no Le Buffet Master, que será marcado por um coquetel-desfile e atrações musicais.

Este será o primeiro desfile após os momentos que abalaram o mundo e dividiram a vida ante antes e pós-pandemia. A Ivan Aguilar Inverno 2023 resgata memórias e referências que vão do hand made, resultado da parceria com a artesã Jaqueline Chiabay em peças que são verdadeiras joias, à vanguarda.

O que se pode esperar para ser visto na passarela é uma transição que vai dos anos 60/70 às mais atuais referências contemporâneas, como os moletons mega coloridos, que lembram os dress code dos DJ's em suas performances nos palcos eletrônicos contemporâneos.

A cartela de cores vai dos tons quentes como rosé goiaba, cinza, bronze, caramelo, chocolate, vinho e roxo. Já as texturas são um capítulo à parte, transitando do veludo à seda, do moleton em jaquetas bombers aos tricots altamente artesanais ou industriais com monogramas da marca, chegando à opulência do lurex e das formas oversize de overcoats, blazers, calças over boot e muitos tricots que reforçam a sensualidade e as memórias artesanais que o momento pede. Entre as peças está um blazer em micropaetês transparente, que lembra uma peça vitrificada, irradiando extrema luz e porque não dizer esperança.

"Depois de tudo que vivemos é uma celebração à vida. É tempo de conexões e de resgatar o que foi bom em todas as épocas para criarmos esta nova realidade contemporânea", reflete Ivan Aguilar, em sintonia com as referências internacionais.

Esta coleção está bem conectada com a anterior, batizada de Urban Folk, que remetia a um movimento slow life, de se voltar para o campo para meditar, para se entregar à reflexão, ao respiro. "Até a renovação criativa vem daí", comenta, em sintonia com a obra mais conhecida do filósofo e professor da universidade La Sapienza, em Roma, Domenico De Masi: "O ócio criativo". "Era sinalizada com um movimento global de retorno ao campo, ou pelo menos em direção daquilo que remete a ele, um neo arcadismo social decorrente do cansaço da vida frenética, da escravidão das mídias sociais, do excesso do Whatsapp e seu esgotamento mental", disse Ivan sobre a coleção passada, lançada em 2019.

Qualquer semelhança com tudo que vivemos não é mera coincidência. "Fomos lançados a este recuo para se chegar a 2023 com esta explosão de valorização da vida e dos bons momentos", reflete o fashion designer.

O desfile da nova coleção está sendo produzido por Claudio Santana, que está à frente da produção dos desfiles do São Paulo Fashion Week (SPFW).

O evento conta com o apoio da Uniporte, de Cinthia Dutra; o cerimonial está aos cuidados de Wagner Lopes; as pick-ups e painéis de LED serão comandados pelo DJ Jeffinho da One. Os modelos, os artistas convidados e jornalistas de outros Estados estão serão recepcionados pela empresa de turismo Lux Travell.

Como apoiadores também estão as empresas Ybera e o grupo Gleba de Luan Giubbeti, o grupo JSA, a Grafica GSA e Imagem Tom, de Fernanda e Conrado Vieira.

Sobre Ivan Aguilar

Mineiro radicado no Espírito Santo, desde criança Ivan Aguilar já acompanhava no ateliê de costura a mãe Manuela de Aguilar, modista conhecida na cidadezinha em que morava. Aos 17 anos abriu sua primeira loja e, na maioridade, sua confecção, em funcionamento até hoje.

Ganhou projeção nos anos 2000, quando se tornou expoente da moda masculina no Fashion Rio. Entre 2005 e 2008, Ivan Aguilar desfilou na Casa de Criadores e participou do Vitória Moda de 2008 a 2014. Caiu de cabeça nas semanas de modas de Nova York e Miami(criando e coordenando as coleções da Sinesia Karol) e lançou em 2014 sua primeira linha feminina na New York Fashion Week, da qual faz parte até hoje do line-up de desfiles.

Apaixonado pelo colorido e luminosidade do Rio, em 2016 mirou seu caleidoscópio cromático na Cidade Maravilhosa, se inspirando na obra da artista plástica Beatriz Milhazes numa coleção de verão que homenageou dois "papas" da moda carioca (e porque não dizer nacional?) dos anos 1970/80: Simon Azulay (Yes, Brazil!) e Luiz de Freitas (Mr. Wonderful) em desfile-show na escadaria do neoclássico Palácio Tiradentes, que parou o centro da urbe, durante o Rio Moda Rio.

Suas criações são frutos de experiências degustadas por andanças pelo Brasil, pelo recanto de Pedra Azul, lugarejo onde recarrega a bateria, e ao redor do globo, por onde circula com a delicada "mineirice" de quem quer ter tempo para uma boa prosa, sorriso farto de menino estampado no rosto irremediavelmente bronzeado. Faz o que gosta, seja no prêt-a-porter ou no fatto su misura, até nas noivas que desenvolve com requinte. Para ele, o life-style impera. Por isso, o designer mescla o rigor urbano com o dolce far niente. Recentemente, abriu uma flagship em funcionamento na Praia do Canto, em Vitória.

Serviço:

Desfile Ivan Aguilar Inverno 2023
Data: 9 de novembro (quarta-feira)

Horário: 20 horas
Local: Le Buffet Master
Endereço: Rua Gelu Vervloet dos Santos, nº 330 - Jardim Camburi, Vitória

Vendas de ingressos:

(27) 3024-1919 / (27) 99942-5998

Site: www.ivanaguilar.com.br