Inteligência artificial em alta: da playlist de músicas à otimização de empresas

05/08/2022

Executivo de Tecnologia capixaba explica a presença da IA no dia a dia das pessoas

A consultoria BCC Research divulgou a previsão de crescimento de 20% no segmento de tecnologia e Inteligência Artificial (IA) até 2025. A mesma pesquisa revelou ainda que 52% dos empresários reconhecem que sem IA e automação a satisfação do cliente diminuirá. José Brittes, especialista em Tecnologia e sócio-fundador da Conecta Supply, destaca que a inteligência artificial está presente em nosso dia a dia e contribui para otimizar a gestão das empresas.
"A inteligência artificial está presente até na palma das nossas mãos, um exemplo é o recurso de reconhecimento facial de celulares, que só libera o acesso ao dispositivo mediante ao reconhecimento do dono do aparelho. Outro exemplo são os algoritmos que 'aprendem' o que as pessoas buscam na internet e passam a exibir artigos e anúncios relacionados aos gostos individuais. Até as playlists de música e podcasts são sugeridas de acordo com pesquisas anteriores", aponta.
O expert em tecnologia destaca ainda a utilização da inteligência artificial na gestão de empresas. "Independente do porte ou segmento de atuação, um bom gerenciamento de estoque é fundamental para a lucratividade do negócio. Um sistema que atualize em tempo real a demanda de entrada e saída contribui, por exemplo, para a assertividade nas vendas e reposição de estoque eficiente", aponta Brittes.
Por meio da automatização e Inteligência Artificial é possível, ainda, otimizar processos, reduzindo horas de trabalho em atividades mecânicas. "A IA dentro do contexto empresarial proporciona uma economia de horas em atividades mais 'mecânicas'. Dentre os benefícios, podemos citar o ganho exponencial de horas para serem aplicadas às atividades estratégicas", comenta o especialista.


Sobre a Conecta:
A Conecta é uma startup capixaba que "nasceu" na pandemia, em 2021, criada pelos especialistas em Tecnologia Ilhorran Milholi e José Roberto Brittes. O novo negócio foi criado com o objetivo de desenvolver soluções em tecnologia para otimizar processos e contribuir para o aumento do potencial produtivo de seus clientes. Recentemente, a empresa alcançou R$ 4 milhões em valor de mercado em menos de um ano de funcionamento.