Importância do café da manhã em seu dia a dia

04/05/2021

Você é do tipo de pessoa que não toma café da manhã? Saiba que isto pode fazer mal à sua saúde. Segundo pesquisa da Universidade de Iowa (EUA), as pessoas que não se alimentavam pela manhã tinham um risco de 87% de morrer por doenças cardiovasculares e uma outra pesquisa do Journal of the American College of Cardiology mostrou que pular o café da manhã aumenta o risco de aterosclerose, ou seja, endurecimento e estreitamento das artérias.

Assim, a refeição é tão ou mais importante do que as outras refeições - almoço e jantar - consideradas essenciais. "O café da manhã é a nossa primeira refeição do dia, assim, depois que você acorda de um período prolongado em jejum, o seu organismo precisa de alimento", explica a endocrinologista Gisele Lorenzoni.

O café da manhã equilibrado pode ditar todo o restante do seu dia. Como? "Alimentando-se bem pela manhã, é possível melhorar o humor e comer menos nas outras refeições, evitando exageros que podem desencadear a obesidade", garante a especialista.

Para uma boa refeição pela manhã, a endocrinologista sugere uma variedade de grãos, fibras, proteínas, vitaminas e carboidratos complexos. "A dica é optar por alimentos mais naturais possíveis e menos processados. Como exemplo, os ovos cozidos, batata doce, banana da terra, pão integral, grãos como granola, aveia, frutas e lógico, o bom café, além de leite, sucos, que vão conferir energia para o restante do dia", ressalta Gisele. "O grande segredo é que os alimentos com altas quantidades de fibras são ótima fonte de energia, além de liberarem glicose de forma gradual e promover a saciedade por um período mais longo", explica.

Lembrando que não podemos mudar hábitos de ninguém e temos que respeitar as restrições alimentares de cada indivíduo. Assim, caso necessite, procure um médico para uma melhor orientação.