Homens também se cuidam

30/01/2023

Cresce cada vez o interesse do público masculino por procedimentos estéticos

Os cuidados corporais e faciais deixaram de ser exclusivos para as mulheres. Atualmente o percentual de homens que procuram por procedimentos estéticos cresce consideravelmente. A superação de preconceitos e estigmas relacionados a masculinidade e virilidade corroboram para expansão de procedimentos de autocuidado masculino. Conforme divulgado pela Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC SPAS), os homens já representam 30% dos clientes das clínicas de estética brasileiras. Já em relação ao consumo de produtos de bem-estar masculinos, o Brasil ocupa o 2º lugar, atrás somente dos Estados Unidos.

O aumento da busca por tratamentos estéticos está relacionada ao desejo de ter uma aparência mais atraente e um rosto mais harmônico. Os homens, por exemplo, buscam por procedimentos estéticos mais discretos, práticos, rápidos e pouco dolorosos.

O especialista em estética facial, Arthur Gasperazzo, atua no mercado há 10 anos, e oferece alternativas de tratamento que não sejam apenas cirúrgicas. Arthur sinaliza que sua clínica, a Leverse Experience, recebe semanalmente dezenas de pacientes masculino. E ainda aposta na boa aparência dos homens que integram a equipe, por acreditar na importância de ter uma boa apresentação na vida profissional e pessoal.

Se anteriormente os homens que cuidavam da sua aparência eram chamados de "metrossexuais", isto é, um jovem homem urbano com interesse em moda e gosto refinado, hoje o termo não faz mais sentido, visto que cada vez mais há a normalização de tais cuidados estéticos voltados para o público masculino. "Cada vez mais temos recebido mensagens de homens que desejam entender melhor os procedimentos estéticos que realizamos na Leverse. Além da capacidade profissional, cuidar da saúde, higiene e aparência física é imprescindível para transmitir credibilidade, confiança e, em alguns casos, sabedoria. Do penteado e barba bem feita, à roupa e acessórios que veste, um homem que cuida da sua própria imagem tende a se sair melhor no mundo corporativo" explica Arthur.

De acordo com a esteticista Vanessa Cabral, em sua clínica 60 clientes homens realizaram procedimento estético entre janeiro e novembro deste ano. Os procedimentos mais procurados por homens buscam, muitas das vezes, realçar a beleza natural e corrigir pequenos pontos de incômodos, como: olheira, calvície, gordura localizada, flacidez, entre outros. A Clínica Vanessa Cabral possui o levantamento, realizado por sua clínica, com os tipos de procedimentos feitos em homens durante este ano. Em primeiro lugar o botox, em seguida a micropigmentação capilar, em terceiro lugar o preenchimento de olheiras e limpeza de pele e em quarto lugar o protocolo off e preenchimento de bigode chinês.

Os homens também buscam muitos tratamentos para calvície e transplante capilar, pois praticamente 100% dos homens que tem calvície evoluem para o transplante capilar, explica a dermatologista Alessandra de Melo. Ela também destaca o aumento de mandíbula e queixo, porque o brasileiro tem uma desproporção crânio facial genética, da nossa origem. "Eles procuram por depilação a laser corporal, porém hoje não mais total, mas para melhorar a quantidade de pelo em algumas regiões, principalmente região do pescoço. Botox, e tratamento de cicatriz de acne e estria, e de gordura localizada também, de emagrecimento", exemplifica Alessandra de Melo.

Já a médica dermatologista Ana Flávia Lemos constata que é grande a procura por parte da geração masculina mais nova. "Esse público, em especial, é bem vaidoso", analisa a médica. Entre os procedimentos mais procurados em sua clínica, Ana Flávia destaca os que são menos doloridos e que tenham um "downtime" que, na dermatologia, significa procedimentos com recuperação rápida que não exigem pausa na rotina, que não sensibilizam, não deixam a pele vermelha e nem com escamação.

A preferência de tratamentos, ainda de acordo com a dermatologista Ana Flávia Lemos, para o rosto é o ultrassom microfocado, indicado para corrigir a flacidez facial, retirada da papada e da bolsa embaixo dos olhos, sem deixar marcas, podendo ir trabalhar e seguir a rotina normalmente. "Para corrigir falhas nos cabelos e calvície, uma queixa muito frequente entre os homens, o queridinho é o laser capilar, um tratamento indolor e eficiente. E para o corpo a procura é para perder aquele 'pneuzinho' e a gordura localizada no abdômen, e o melhor tratamento nesses casos é a lipocavitação, também sem dor e sem marcas", ressalta a dermatologista Ana Flávia Lemos.