História de uma amizade: documentário inédito

29/10/2021

A curiosa relação entre a Musa do Jazz, Ester Mazzi, e o cineasta Sidemberg Rodrigues é o tema central de um documentário que será exibido, em pré-estreia para convidados, no dia 06 de novembro, às 9h30, no Cinemark do Shopping Vitória.

Intitulado "História de uma amizade", o filme produzido por Sidemberg resgata suas impressões, na época executivo de uma empresa transnacional (ArcelorMittal), com relação à amiga, dona de uma voz grave e singular que inspirou o compositor João Gilberto a classificá-la como "a voz mais caliente do Brasil".

A obra, gravada e editada em um celular, traz imagens inéditas da cantora, falecida em julho de 2016, extraídas de arquivos pessoais do cineasta e tem participação de Catharina Rodrigues. Também traz canções interpretadas por Ester, além de arranjos em pianos e sintetizadores compostos e tocados por Sid, como é conhecido entre os amigos.

O cineasta explica que a motivação para o filme foi o aniversário de cinco anos do falecimento de Ester, além da necessidade de resgatar sua memória, mesclando o universo pessoal (a amizade entre os dois) ao musical (a concepção, composição e interpretação das canções dos três últimos discos lançados por ela). Também incluiu a vontade de ajudar uma entidade social, já que os participantes da pré-estreia serão convidados a contribuir com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).