Herpes labial vira assunto no BBB22: doença pode ser prevenida com uma boa higiene bucal

14/02/2022

Na última quarta-feira (9), durante a festa do líder da semana, Eliezer Netto e Natália Deodato trocaram alguns beijos dentro do reality show. Ao conversar com a cantora Maria, outra sister com quem ele também já trocou beijos, veio a preocupação sobre o brother estar com herpes labial e ter beijado mesmo assim. A ortodontista Catarina Riva explica que a transmissão ocorre por contato com saliva, pele, mucosas ou sexo.Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a herpes atinge cerca de 80% da população brasileira. A doença pode ser causada por dois tipos de vírus que nunca saem do corpo e nem todos os infectados desenvolvem sintomas aparentes. Eles ficam inertes e podem ser reativados em diferentes períodos por fatores como estresse, cansaço excessivo, febre, uso de antibióticos e até menstruação."Os vírus, classificados como Tipo 1 e 2, só são transmissíveis quando se tornam ativos e criam bolhas avermelhadas na pele que contêm uma mucosa carregada com infecção. Antes disso podem surgir sintomas como formigamento, ardor, coceira, febre e mal-estar. Quando estouram, podem criar pequenas feridas altamente contagiosas, que são transmitidas pelo contato", explica.O tempo de recuperação varia entre 10 a 14 dias e não existe cura para a doença. O que pode ocorrer é o uso de alguns medicamentos antivirais que minimizam a multiplicação do vírus. 

Além disso, a saúde do paciente influencia diretamente no aparecimento da herpes. Quanto mais abalado, mais suscetível ele será a desenvolver o problema. Por isso é importante manter a atenção na saúde, visando diminuir a ocorrência da doença."Adotar hábitos saudáveis tanto físicos quanto emocionais é o indicado para se prevenir. Além disso, manter uma boa higiene bucal, trocar a escova de dente regularmente, manter as consultas regulares ao dentista, contribui para manter a saúde em bom estado e dessa forma, o sistema imunológico sempre estará forte", ressalta.
Alguns outros hábitos são recomendados como aplicar gelo sobre as lesões, pois a temperatura fria alivia a dor e auxilia na recuperação, lavar bem as mãos para evitar a propagação do vírus. "Não furar as bolhas, evitar o contato direto com outras pessoas e não aplicar nenhum tipo de medicação sem recomendação médica também são cuidados importantes durante o tratamento da doença", completa.


Foto Elieser: Arquivo pessoal

Foto: Dra Catarina Riva by Cloves Louzada