Gota: uma doença pouco conhecida, mas muito perigosa

20/12/2022

O médico especialista em tratamento da dor, André Felix, explica as causas, sintomas e tratamentos da Gota

Segundo dados da Sociedade Paranaense de Reumatologia, a Gota atinge 1,4% da população mundial. A doença inflamatória acomete as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal, ou seja, hiperuricemia. Esse aumento pode ocorrer tanto pela produção excessiva da substância, quanto pela eliminação deficiente dela.

André Félix, médico especialista em tratamento da dor, comenta que, apesar de ser ocasionada pela taxa elevada de ácido úrico no sangue, nem todos que possuem essa anormalidade vão desenvolver Gota. "A maioria dos portadores da doença são homens adultos, principalmente em indivíduos com sobrepeso ou obesos e usuários de bebidas alcoólicas com frequência", explica.

O profissional aponta que, com o aumento da concentração de ácido úrico no sangue, ocorre a deposição de cristais nos tecidos, principalmente nas articulações. Esse movimento causa inflamações e, consequentemente, dores e inchaços, acometendo, principalmente, as articulações do dedão, tornozelo e joelhos.

O médico afirma que não existe uma cura definida para Gota, porém é possível realizar tratamentos visando diminuir a dor e inflamação nas crises agudas, além de corrigir a hiperuricemia subjacente, com a intenção de prevenir episódios futuros e evitar lesões nas articulações. "Nesse tratamento, é importante que o paciente evite os fatores desencadeantes e propícios à formação de ácido úrico, além de ingerir bastante líquido para otimizar o fluxo urinário", finaliza André.