Galeria Particular traz esculturas da gigante portuguesa Bordallo Pinheiro

08/12/2021

A Galeria Particular e a Casal Design abrem as portas da Casal, de 14 a 18 de dezembro, de 14 a 18 de dezembro, para a exposição "Da Ordem do Efêmero", com obras da coleção de arte da Bordallo Pinheiro, especialista em cerâmica portuguesa.

Na ocasião, Maria Luiza Fleischner da equipe da Bordallo no Brasil, vem diretamente do Rio de Janeiro para conversar com os convidados sobre a tradição da cerâmica portuguesa e seu projeto como arte. O bate papo está marcado para às 15 horas, do dia 14, na abertura oficial do evento.

Ao todo, nove esculturas fazem parte da exposição, entre elas, a obra Disciplina do Sexo do artista Carlito Carvalhosa e No Azul Profundo do artista Ângelo Venosa.

As peças de Efrain Almeida, Erika Verzutti, Barrão, Isabela Capeto, Tunga, Estela Sokol e Fernando Brizio também compõem a exposição.

As esculturas são peças múltiplas, ou seja, foram confeccionadas em uma série limitada. "Após a produção ser esgotada, não há como adquirir a escultura tampouco solicitar a confecção do mesmo modelo", explica a curadora da Particular Galeria, Tatiana Coutinho.

As obras dos criadores que integram o projeto Bordallianos do Brasil estão associadas à história da sua concepção, ao sentido que mobilizou cada artista a efetuar uma residência artística na Fábrica Bordallo Pinheiro, ao discurso interno do próprio artista e ao diálogo com os materiais cerâmicos.

O valor das peças varia de sete mil a nove mil reais.

*Serviço:*

*Dia 14 de dezembro - Abertura oficial*

15 horas

Na Casal Design

Av Leitão da Silva 615

De 14 a 18 de dezembro

Pop-up estará aberta ao público para vendas de 14 a 18 de dezembro, das 9 às 18h.


*Conheça a Bordallo*

A marca Bordallo Pinheiro é herdeira do patrimônio da Fábrica de Faianças Artísticas, fundada por Rafael Bordallo Pinheiro em 1884, onde concebeu centenas de modelos criativos, que ali continuam a ser reproduzidos, reunindo diariamente saberes centenários, aplicados com a maestria dos artesãos.


Bordallo Pinheiro, personalidade emblemática do panorama político e cultural do século XIX foi um artista de invulgar talento e versatilidade: desenhador, aguarelista, ilustrador, caricaturista político e ceramista. Honrando o espírito do fundador, tem sido uma prioridade da empresa a aposta em projetos criativos com artistas plásticos e designers contemporâneos.


Do sincronismo de ideias e profunda admiração pela obra de Rafael Bordallo Pinheiro nasceram estas obras. Com as suas matrizes naturalistas como suporte, vinte artistas brasileiros trabalham questões conceptuais e formais da contemporaneidade, com uma poética própria. Em 1875, Bordallo parte para o Brasil onde dirige e ilustra jornais humorísticos, durante cerca de 4 anos, realizando, em 1899, exposições de faiança no Rio de Janeiro e em São Paulo, presenteando então a Presidência da República Brasileira com a sua maior obra cerâmica, a majestosa Jarra Beethoven. Bordallianos do Brasil tem assim raízes que vêm do passado, numa visão futura de expansão da marca Bordallo Pinheiro.