Ficar sentado por muito tempo é prejudicial à saúde

05/08/2022

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda à população no mínimo 150 minutos de prática de atividade física por semana e quem segue à risca a recomendação não é considerada uma pessoa sedentária.

Um estudo publicado pela revista científica Nature Reviews Cardiology no ano de 2021 constatou que mesmo as pessoas que praticam atividades físicas, podem ser sedentárias.

De acordo com a endocrinologista Gisele Lorenzoni, os pesquisadores descobriram que ficar muito tempo sentado pode interferir na saúde. "Eles observaram que se a pessoa tiver um comportamento sedentário fora do horário do treino pode haver impactos negativos para a saúde", afirma a médica.

Na pesquisa foi observado que ficar sentado afeta muito a saúde cardiovascular. "Pelo fato de ficar muito tempo parado, a circulação sanguínea pode ser afetada e automaticamente o coração", ressalta Gisele. Além disso, a condição pode afetar a coluna vertebral, causar dor nas costas, enfim, hoje a ordem é se mover", explica.

O que ocorre também é que atualmente com as facilidades tecnológicas, diversas ações no nosso dia a dia foram excluídas. "Hoje as pessoas trabalham na frente do computador, celular, a televisão tem controle remoto; a moradia tem elevador; diversas ações corriqueiras como levantar para ligar uma tevê foram deixadas de lado por este avanço tecnológico que está fazendo mal à saúde", afirma a endócrino.

Para Gisele o ideal é não deixar de se exercitar no dia a dia pela saúde em geral e ainda evitar o sedentarismo também quando não estiver no período do exercício físico. "Ainda não é claro quanto tempo podemos ficar sentados, mas uma outra pesquisa publicada no The American Journal of Clinical sugere que em um período de nove horas, é recomendado que a cada 30 minutos faça-se uma pausa e ao menos um minuto e 40 segundos de caminhada", explica.

Assim, a dica é se mover e para quem não é adepto de nenhuma atividade física, mas importante ainda não ficar parado. "A prática de exercícios regularmente previne doenças cardíacas, diabetes, ansiedade, depressão, melhora a memória porque você também exercita a saúde do cérebro", pontua.