Fevereiro Roxo: cerca de 82 mil pessoas no ES sofrem com a fibromialgia

31/01/2022

Campanha sobre a conscientização sobre a síndrome dolorosa que atinge principalmente mulheres entre 35 e 60 anos terá ação em Vitória

No calendário da saúde, Fevereiro ganha a cor roxa para sinalizar campanha de conscientização sobre a fibromialgia. Com causa desconhecida pela Medicina, a doença atinge cerca de 2% da população brasileira e, no Espírito Santo, a projeção é de que cerca de 82 mil capixabas sofram com a patologia. André Félix, médico especialista em tratamento da dor crônica, explica que a doença é caracterizada por dores difusas envolvendo músculos, tendões e ligamentos, tendo maior incidência em mulheres na faixa de 35 e 60 anos.
"A fibromialgia é uma síndrome comum de dor crônica, caracterizada por um quadro clínico robusto, tendo como características principais: dor generalizada, bem como altos níveis de distúrbios do sono, fadiga, disfunção cognitiva e sofrimento emocional, atribuída à amplificação da percepção da dor por sensibilidade central", explica o especialista.
Apesar de não haver cura, a fibromialgia tem tratamento e o médico aponta que a melhor forma de tratar esse mal é através de um tratamento interdisciplinar. "Mudanças no estilo de vida são fundamentais para o sucesso terapêutico, devendo haver ajuste alimentar, físico e emocional", avalia André Félix.
Ação especial em Vitória
Com o objetivo de conscientizar sobre os cuidados e tratamentos da fibromialgia, a Clínica Relevium - Centro de Controle da Dor promove no dia 19 de fevereiro um evento especial alusivo à campanha #fevereiroroxonarelevium . A ação será realizada na Praia de Camburi, a partir das 7 horas, com aula de yoga e exercício de mindfulness.
A médica e uma das organizadoras do evento, Mariana Sueté, explica que a programação foi pensada em atender às demandas dos pacientes com fibromialgia, conscientizando que boas práticas como atividades físicas são necessárias para melhora da qualidade de vida dessa população. "O paciente é o protagonista de seu tratamento, a reabilitação vem da mudança de hábitos, não está numa caixa de remédios", destaca.
Serviço
#FevereiroRoxoNaRelevium
19 de fevereiro, a partir das 7 horas
Praia de Camburi, Vitória - próximo ao antigo K1
Aula de Yoga, Mindfulness e café da manhã