Explante: mulheres estão tirando o silicone dos seios

14/12/2021

Rejeição do organismo à prótese ou questões ligadas à aceitação do próprio corpo tem levado algumas mulheres a voltar a ter os seios naturais

A cirurgia de implante de silicone sempre esteve entre as preferidas das brasileiras, sendo um dos procedimentos cirúrgicos mais populares do país, com cerca de 200 mil cirurgias realizadas ao ano, de acordo com o último censo, realizado em 2018, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Mas, recentemente, tem se percebido um movimento de regressão do implante de silicone, clamado de explante.

As famosas Evelyn Regly, Jessica Cardoso, Ashley Tisdale, Fiorella Mattheis e a ex-Spice Girl Victoria Beckham já passaram por isso. Essa decisão pode ser causada por diversos fatores e, dentre eles, a chamada "doença do silicone".

Ela não é comprovada cientificamente, mas segundo quem sente, gera uma lista de sintomas extensa que inclui cansaço extremo, olheiras, visão turva, dores, queda de cabelo, problemas estomacais. Atualmente, o diagnóstico acaba sendo por exclusão: se não é mais nada, pode ser o silicone. E tudo desaparece após a realização do explante.

De acordo com o cirurgião plástico Fabricio Regiani o procedimento é realizado na mesma incisão em que a prótese foi inserida. "Neste tipo de intervenção, precisamos moldar a mama e verificar o corpo terá uma reestruturação natural ou se será necessário fazer uma mamoplastia também, utilizando enxerto de gordura para corrigir alguma possível deformação", explica.

Arrependimento

De acordo com o médico também há casos de pessoas que, um tempo após a cirurgia, não se sentem bem com os seios maiores, como foi o caso da empresária, estilista e cantora britânica, Victoria Beckham. "Além disso, algumas pacientes, que colocaram o silicone muito novas, provavelmente movidas por um desejo de se encaixar mais em um padrão de beleza, se arrependem. Por isso, reforçamos sempre nas consultas a importância de se pensar muito bem antes de decidir fazer qualquer cirurgia ou procedimento estético", orienta.