Expert em cabelos dá dicas para evitar envelhecimento dos fios

22/07/2022

Você sabia que o envelhecimento capilar não é só caracterizado pelo surgimento dos fios brancos? Porém, o surgimento dos fios brancos não é a única característica deste processo. Assim como a pele, os cabelos também envelhecem, o que afeta diretamente no volume do cabelo, na falta de vitalidade, afinamento e ressecamento dos fios. De acordo com a farmacêutica tricologista Cristal Bastos, as alterações hormonais provocadas pela menopausa, por exemplo, podem causar uma redução de até 20% do total de fios no couro cabeludo.

"A menopausa provoca alterações hormonais importantes. Entre elas, há a redução do hormônio estrógeno, interferindo na qualidade e quantidade de cabelos. A multiplicação das células da raiz do cabelo é reduzida, resultando em um fio mais fino e no encurtamento da fase de crescimento capilar. Além disso, alguns folículos pilosos podem parar de produzir haste capilar, o que gera uma redução de até 20% do total de fios no couro cabeludo", explica a expert no assunto.

A especialista ressalta que outra consequência da queda dos níveis de hormônios femininos, é a dominância dos hormônios masculinos em mulheres geneticamente suscetíveis, causando a alopecia androgenética, ou seja, a calvície.

"Nas mulheres com a doença, pode haver maior sensibilidade dos folículos ao hormônio DHT, que é o metabólito mais ativo da testosterona. Nessas pessoas geneticamente suscetíveis, acontece a alopecia androgenética, ou seja, a calvície. A fase de crescimento ativo do cabelo é reduzida, deixando os fios cada vez mais finos. Os fios podem diminuir de tamanho, afinar e ficar mais superficiais", esclarece Cristal.

Como prevenir?

Segundo Cristal, existem alguns cuidados que podem ser tomados, como evitar o excesso de químicas, que fragilizam o couro cabeludo e agridem a estrutura dos fios. "Usar produtos indicados para o tipo de cabelo, manter o couro cabeludo sempre limpo, ter uma alimentação balanceada e, se necessário, tomar suplementos vitamínicos com acompanhamento especializado, hidratar e nutrir e proteger os fios contra o sol, com produtos próprios. Esses são cuidados domiciliares, mas é preciso mais do que isso".

Terapia capilar

A terapia capilar é muito importante porque o processo de envelhecimento acontece no couro cabeludo, antes dos fios nascerem. Produtos como shampoo e condicionador, por exemplo, cuidam apenas do fio do cabelo, mas o importante é tratar o couro. "A terapia capilar é importante tanto como prevenção quanto para tratamento. Ela pode incluir uma combinação de procedimentos como argiloterapia, blend de óleos, tecnologias como laser de baixa potência, infravermelho, led azul, vapor de ozônio, microagulhamento ou cosméticos indicados de acordo com a necessidade individual. Quando se trata de alopecia androgenética, além desses recursos, pode ser associada a prescrição de medicamentos específicos", afirma Cristal.