Exercícios em excesso em mulheres na pré-menopausa podem contribuir para a osteoporose

25/03/2022

O exercício físico é recomendado para uma vida saudável sempre. Mas aquela premissa de 'tudo em excesso faz mal' pode ser aplicada em um caso específico: as mulheres na pré-menopausa. Este período conhecido pela diminuição da função ovárica das mulheres que antecede à própria menopausa precisa de atenção.

De acordo com a endocrinologista e especialista em Medicina Esportiva Gisele Lorenzoni, o excesso de exercícios neste período pode levar a perda de peso, de energia e contribuir para a perda óssea que pode levar a osteoporose. "Vários fatores podem contribuir na diminuição da massa óssea como volume e intensidade do treinamento e nas mulheres na pré-menopausa a maioria é afetada por conta da relativa deficiência de estrogênio no organismo", afirma a médica. "O estrogênio tem um papel central na homeostase esquelética e exerce efeitos em outros hormônios modificadores de cálcio como a calcitonina, o hormônio da paratireóide (PTH), entre outros", ressalta Gisele.

Desta forma, é ainda mais importante o acompanhamento das pacientes femininas neste período para uma orientação válida em relação aos exercícios físicos. "Nunca iremos orientar a uma paciente a não se exercitar, o que vamos a partir de resultados de exames é diagnosticar a deficiência óssea e alinhar qual o melhor exercício físico que poderá ser feito, a sua intensidade, rotina, entre outros", pontua a endócrino.