Estudantes capixabas vivenciam experiência única com Projeto Baleia Jubarte e outros jovens do litoral brasileiro na Bahia

24/10/2022

O Encontro Jovem Mar, que ocorre desde 2015, teve sua 5ª edição esse ano, com a presença de jovens que participam de coletivos jovens da Rede Biomar, que reúne alguns dos principais projetos de conservação de espécies marinhas e costeiras e do oceano. O evento aconteceu em Caravelas, no extremo Sul da Bahia, e foi organizado pelo Projeto Albatroz e Meros do Brasil, em parceria com os projetos Coral Vivo, Golfinho Rotador e Baleia Jubarte.


Três jovens atuantes do programa Jovem Monitor do Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras Socioambiental, são alunos de escolas públicas e recebem bolsa auxílio para atuarem na recepção e interpretação ambiental no Espaço Baleia Jubarte na Praça do Papa, em Vitória. Os estudantes têm a experiência na sensibilização ambiental e atendimento dos visitantes em terra, além de experienciar a atividade de monitoramento de baleias e golfinhos durante o turismo de observação em águas capixabas.
O tema desta 5ª edição foi "Territorialidade, Ciência Oceânica e cultura popular: os coletivos jovens e a invenção do mundo". Durante o encontro de três dias, jovens de várias partes do litoral brasileiro puderam trocar experiências, visões, discutir problemas que afetam o bioma marinho e participar de atividades culturais e de integração.


Os alunos puderam ainda embarcar para ver as baleias e conhecer o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, situado ao norte da importante área marinha que é conhecida como plataforma dos Abrolhos, o grande berçário das baleias jubarte no Brasil.
Renan Santos, estudante de biologia que começou sua vida profissional no Projeto Baleia Jubarte e hoje é assistente de educação ambiental e coordena os jovens monitores, descreve com entusiasmo a participação dos jovens no encontro.
"A gente participou de ações culturais, oficinas de reutilização de santinhos políticos, descobrimos novas habilidades com foco na diversidade cultural e um mundo mais sustentável. Além de conhecer abrolhos, ver muitas baleias, mergulhar com os corais, peixes, tartarugas, conhecer esse local protegido e de altíssima importância, foi uma excelente oportunidade de trocar experiências com os jovens do Brasil que buscam um futuro melhor".