Estresse pode trazer problemas para saúde bucal

01/11/2022

A má higiene bucal é uma das grandes responsáveis pelas doenças que surgem na boca, mas problemas emocionais podem prejudicar a saúde oral

Além da falta de higienização, outro fator que causa diversos problemas à saúde dos dentes é o estresse. Por conta do o ritmo frenético em que levamos a vida, acompanhado de frustrações, exigências e desafios, a reação da exaustão física e mental pode trazer complicações como o bruxismo e a xerostomia.

Segundo a dentista Catarina Riva, o bruxismo é doença caracterizada pelo hábito de ranger ou apertar os dentes, ato involuntários que muitas das vezes é uma resposta do organismo diante o desgaste psicológico e físico.

"O bruxismo consegue afetar toda a estrutura dentária, assim como a famosa articulação temporomandibular. As consequências disso se apresentam em forma de dores de cabeça intensas, incômodos no ouvido, problemas faciais musculares, dor crônica cervical e desgaste ou quebra dos dentes. Em casos mais graves, ocorrem também problemas ósseos e problemas na gengiva", explica.

Catarina ressalta que o tratamento da doença pode ser realizado por meio do uso da placa oclusal, moldada de acordo com a arcada dentária para estabiliza os dentes. Medicamentos também podem ser indicados para tratamento da doença, após realizações de exames, para indicar a melhor terapia.

O estresse, segunda Catarina Riva, também é um dos fatores que reduz o fluxo salivar. A xerostomia é uma condição associada à baixa produção de saliva pelas glândulas salivares. "Essa doença pode afetar a mastigação, a fala, o paladar e contribuir para o desenvolvimento de cáries e mau hálito".

Hábitos básicos e do dia a dia podem ser essenciais na hora de reverter as complicações da xerostomia. Segundo a dentista, ingerir por volta de dois litros de água por dia, caprichar na higiene bucal trazem bons resultados para o tratamento da doença. "Em alguns casos é necessário recorrer ao uso de spray ou gotas que podem ser aplicadas duas ou mais vezes por dia para evitar complicações provocadas pela xerostomia", ressalta Catarina.