Entenda a Broncopneumonia, que adiou viagem do presidente Lula

28/03/2023

Após a notícia de adiamento da viagem do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva à China – uma das mais importantes da sua agenda - por conta de diagnóstico de uma broncopneumonia, dúvidas surgiram sobre a doença.

A broncopneumonia é uma infecção que atinge os alvéolos pulmonares - a parte inferior da via aérea – e normalmente a disseminação é através dos brônquios. "É a mesma coisa da pneumonia, não tem muita diferença. É uma infecção viral, por via aérea ou bacteriana. A transmissão é por via inalatória, ou seja uma pessoa tosse e outra inala o bacilo e o agente infeccioso mais comum é a bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo), e também existem os microrganismos atípicos ", diz a Pneumologista e Especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese.

A transmissão se dá pelas vias aéreas e na maioria das vezes pela bactéria que se instala nos pulmões quando há situações de baixa imunidade do indivíduo. Os sintomas são febre, falta de ar, tosse, dor no peito e secreções amareladas ou mucóides, que são as claras.

De acordo com a pneumologista, o tratamento da pneumonia é feito por meio de antibióticos, após avaliação de um especialista e recomendamos repouso e ingestão de líquidos. É indicado o repouso para um melhor tratamento, evitar a transmissão e aumentar a imunidade do paciente, para não se tornar algo grave:

"A gravidade da pneumonia depende do germe e da condição imunológica da pessoa infectada. Se a pessoa estiver com a imunidade ok, essa pneumonia pode ser mais leve, se a imunidade estiver ruim e for um idoso, ela pode ficar mais grave. Existem alguns germes que são mais agressivos, um deles é o Staphylococcus aureus que pode suceder uma infecção viral. Ele realmente é uma pneumonia necrotizante grave, mas no geral para ficar grave, tem a ver com a imunidade", pontua Jessica. Foto de Camila Baptistin