Enfermeira esteta explica os benefícios da autodrenagem

12/04/2021

Gabriela Pedrosa recomenda a técnica de massagem manual para amenizar danos como retenção de líquido e inchaços

Amenizar a retenção de líquido, abrandar a celulite e reduzir o inchaço. Estes são alguns dos benefícios da drenagem linfática, técnica de massagem manual que tem como meta estimular o sistema linfático. Em tempos de pandemia, onde muitas pessoas estão isoladas e sem praticar atividades físicas, a enfermeira esteta Gabriela Pedrosa, proprietária da Unna Estética, recomenda a autodrenagem como forma de amenizar os danos causados por este período de sedentarismo.

A especialista explica que a drenagem linfática é uma técnica de massagem que utiliza de movimentos lentos e suaves, que serve para drenar e tem como objetivos diminuir edemas, melhorar a circulação e até a silhueta. "Esta técnica é queridinha por muitos, pois, além dos inúmeros benefícios, promove ainda um momento de relaxamento, podendo ser feita, inclusive, em gestantes.

Mas Gabriela Pedrosa alerta que há contra indicações que devem ser respeitadas: deve-se evitar a drenagem em processos inflamatórios agudos e/ou infecciosos, em casos de câncer, insuficiência renal, trombose e hipertireoidismo. "Para este procedimento é importante que haja a liberação de um médico e que seja feito por um profissional qualificado ou com o acompanhamento do mesmo", destaca a especialista.

Dicas

Para que a autodrenagem - o ato de a pessoa executar as manobras de massagem no próprio corpo - seja feita de forma segura a enfermeira esteta Gabriela Pedrosa dá as seguintes orientações:

- Escolha um local firme para ficar, pode ser uma cama ou colchonete no chão;

- Use um óleo ou creme de sua preferência para ajudar no deslizamento das mãos;

Inicie a autodrenagem colocando a mão esquerda na axila direita, fazendo um leve bombeamento na região, repita cinco vezes e troque de lado, repetindo a manobra. Em seguida, coloque as mãos na região da virilha e faça, de forma leve, o mesmo movimento de bombeamento.

- O próximo passo é iniciar o deslizamento pelos braços. Coloque a mão direita no braço esquerdo, na dobra da região do cotovelo e deslize até as axilas. Faça cinco vezes e mude de lado, repetindo a manobra.

- Na região do abdômen faça movimento de deslizamento, iniciando na parte abaixo do umbigo, do lado direito, subindo lentamente e contornando o umbigo. Finalize na virilha. Repita esse movimento de cinco a 10 vezes.

- Deite-se de lado e faça o movimento de deslizamento das costas para a virilha, cinco vezes. Depois troque o lado;

- A autodrenagem nas pernas finaliza esse processo. Inicie o deslizamento da região do joelho até a virilha. Repita de cinco a 10 vezes em cada perna.

Unna Estética: @https://www.instagram.com/unna_estetica