Endocrinologista lista alguns mitos na alimentação

03/02/2023

Em busca de saúde e bem-estar muitas pessoas seguem dicas que às vezes acham corretas, mas que não são aprovadas por médicos ou não seguem suas orientações. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que diversas regras ligadas à alimentação, na verdade, são mitos e devem ser ignoradas.

Para a endocrinologista Gisele Lorenzoni estas pesquisas auxiliam a estudarmos melhor cada caso, cada organismo, cada ser humano e analisarmos o que faz bem para todos.

Entre as pesquisas chamou atenção alguns dados que são considerados mitos. O alimento na versão enlatada, congelada ou seca pode ser tão nutritivo quanto o in natura! "Claro que frutas e vegetais frescos são saudáveis, porém em pesquisa do Departamento de Agricultura dos EUA foi identificado que frutas e legumes congelados, enlatados e secos podem ser tão nutritivos quanto seus equivalentes frescos", conta a médica.

Outro mito é sobre a diabetes 2 em que é aconselhado as pessoas que possuem a doença a não comer frutas. "Na verdade, uma pesquisa feita em São Francisco mostrou que as pessoas que consomem uma porção de frutas inteiras por dia têm um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2", diz a endócrino. Há relatos que comprovam que comer frutas inteiras pode ajudar a controlar o açúcar no sangue.

Quando falamos de gordura logo nos vem à mente sobrepeso, problemas vasculares, não é mesmo? A endocrinologista diz que está aí mais um mito por conta de que nem todas as gorduras são ruins. "As gorduras trans e saturadas fazem mal em excesso, e podem ocasionar risco de doenças cardíacas, derrame, etc. Já as gorduras saudáveis - como a que encontramos em alimentos como peixes, linhaça, nozes, sementes, azeite, óleos vegetais, são importantes fontes de energia, além de produzir energia para o corpo, auxiliar na função celular e produção hormonal", destaca Gisele.

Outros mitos podem estar por aí e você pode estar seguindo sem ter certeza que é válido, assim procure sempre um médico especializado.