Em meio a conquistas e desafios, Abel Santana celebra 14 anos de atuação na cena cultural capixaba

13/10/2021

Abel Santana cita a pandemia do coronavírus como o momento de maior desafio da carreira

Em meio a conquistas e desafios, Abel Santana está celebrando 14 anos de atividades culturais no Espírito Santo. Fundador da Oficina de Atores Abel Santana, o ator, diretor, cineasta e professor de teatro se orgulha da sua trajetória, especialmente por ter revelado talentos que hoje brilham no cenário artístico.

Ao longo da sua trajetória, Abel Santana cita a pandemia do coronavírus como o momento de maior desafio, não apenas por ter ficado afastado dos palcos, mas também por ter fechado as portas da sua escola de teatro. Por outro lado, vê com bons olhos as adaptações feitas neste período, como aulas e ensaios online e até a montagem de um espetáculo feito de forma híbrida, virtual e presencial. "Tudo é aprendizagem. Foi um momento de medo, de insegurança, mas também de aprendizagem. Não fiquei parado, produzi bastante, coloquei a leitura em dia, sempre estudando a obra de grandes dramaturgos e também realizei e participei como convidado de lives", declara.

Nos 14 anos de atuação, a Oficina de Atores Abel Santana formou centenas de atores, revelou talentos como os atores Konstantinos Sarris, Kaio Antunes e Luiz Felipe, do canal de humor Parafernália e Ana Elisa Werneck, que está dirigindo uma produção cinematográfica no Canadá. Um outro talento que também foi descoberto por Abel é a sua própria filha, Lara Santana, que começou a fazer aulas de teatro para combater a timidez e atualmente se destaca no segmento da comédia. Além de atriz, ela também é diretora e produtora.

No currículo de Abel constam mais de 40 peças teatrais, além de filmes e webséries. E promete ampliar todos esses números. "O verdadeiro artista ama a arte e não a fama, o glamour. Eu, particularmente, busco evoluir na minha arte a cada dia, transmitir o que aprendi ao longo da minha caminhada e, acima de tudo, ser feliz e realizado na área em que atuo que, infelizmente, ainda não é muito valorizada, mas que sabemos ter papel muito importante na sociedade", afirma.

Próprio teatro: sonho realizado

Um grande sonho realizado por Abel Santana foi a conquista do seu próprio teatro, localizado na orla de Camburi. O espaço cultural foi inaugurado pouco antes da pandemia e agora, com a flexibilização das medidas sanitárias anunciadas pelo Governo do Estado, volta a abrir as portas para receber espetáculos.