Em busca do sorriso perfeito

Novidades na Odontologia ajudam a melhorar cada vez mais os resultados dos tratamentos

A Odontologia é também cada vez mais beleza e melhora da autoestima. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), o Brasil está no 2º lugar do ranking mundial dos que mais investem em estética dental, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Procedimentos como lentes de contato, facetas, aparelho ortodôntico invisível e a técnica Digital Smile Design (DSD) têm sido muito procurados. A dentista Cicilia Carvalho, especialista em Implantodontia, lista as novidades para melhorar o sorriso.

Digital Smile Design (DSD) - A técnica DSDpermite que o paciente escolha o tipo de sorriso que deseja ter: delicado, forte, dinâmico, extrovertido.

O DSD envolve entrevista, análise facial do paciente, vídeos e fotos do rosto. Através de um programa de computador, são feitas simulações de novos formatos para o sorriso. Depois do formato escolhido, um protótipo de acrílico, um tipo de molde, é feito de acordo com a boca do paciente, onde ele faz um "test drive" dos novos dentes. "No protótipo, ele pode avaliar o resultado final, antes do início do tratamento. Esse molde guia os processos cirúrgicos e restauradores e pode ser ajustado até o paciente ficar feliz com o resultado final", explica Cicilia. A técnica não tem contraindicação e pode ser feito em qualquer pessoa, garante a dentista. Como é um tratamento multidisciplinar, envolve várias áreas da Odontologia, clareamento, facetas, entre outros, rejuvenesce e muda totalmente a feição da pessoa.

Lentes de contato em 40 minutos - são lâminas de porcelana ultrafinas indicadas para pessoas que têm manchas, alteração na cor, dentes pequenos ou desgastados ou com diastema (separação entre os dentes). A porcelana possui brilho e estética mais parecidos com o dente natural. A colocação é simples, porque a lente é colada. O procedimento em seis dentes leva 40 minutos, e dura até 10 anos. Segundo Cicilia, a lente também é indicada para quem tem um dente se desgastou. "A lâmina aumenta o comprimento do dente. O desgaste dá um aspecto de envelhecimento", comenta. A vantagem é que não se utiliza a broca, preservando a estrutura natural do dente. O processo também é reversível, caso o paciente não fique satisfeito com o resultado final.

Aparelho ortodôntico invisível - Cada vez mais discretos, os aparelhos ortodônticos já não são mais sinônimo de constrangimento, já que estão cada vez menores. A novidade mais cobiçada é o modelo transparente, sem fios ou suporte de metal. A ortodontista a ortodontista Isabela Emília da Silveira explica. "O aparelho consiste em moldeiras transparentes, que são produzidas periodicamente e fabricadas a partir de moldagens para confecção dos moldes. O aparelho é móvel e o resultado depende do uso constante do paciente", esclarece a especialista.

Full Face - O tratamento Full Face é uma novidade que tem sido realizada para rejuvenescer a face globalmente. De acordo com a dentista Cicilia Carvalho a técnica consiste no preenchimento com ácido hialurônico para aumentar e desenhar os lábios, preencher o bigode chinês, rugas de marionete, olheiras, maçãs do rosto (malar), aumentar a projeção do queixo e realizar a rinomodelação, em que é possível "afinar" o dorso e a ponta do nariz, empinado e disfarçando imperfeições da região. "Com esse procedimento é possível realizar uma mudança em todo o rosto e já sair com resultados perceptíveis do consultório. É necessário conhecimento da anatomia da face e das especificidades de cada rosto, pois é um tratamento individual e personalizado. Diante disso, é feito uma análise facial do paciente levando em consideração rugas, flacidez, proporções, simetria e sulcos e definindo os pontos exatos de preenchimento e qual a densidade do ácido hialurônico usado: mais ou menos denso", esclarece Cicilia.

Toxina botulínica - continua sendo uma boa opção para rejuvenescimento porque permanece sendo o único tratamento que bloqueia a musculatura responsável pelas rugas de expressão, principalmente na parte superior da face.

Preenchimento labial - nesta época do anoo preenchimento labial é bastante realizado, principalmente com o objetivo de aumentar o volume dos lábios, corrigir assimetrias e definir o desenho da região.

Implante carga imediata - com esse tratamentoé possível concluir o tratamento em até 48 horas. Antes a duração era de mais de 6 meses.De acordo com a dentista Cicilia Carvalho nos implantes convencionais é preciso que o paciente visite várias vezes o dentista e, após a cirurgia, é preciso uma espera de até seis meses pelo processo de osseointegração, que é a união estável entre osso e a superfície é de titânio, onde o "dente" será posicionado. "Com os implantes de carga imediata o paciente pode voltar a sorrir em até 48 horas", esclarece a especialista.