É verdade que o clima frio aumenta o apetite? Fato ou Fake?

29/06/2022

Não é de hoje que muitas pessoas relacionam o aumento do apetite e a vontade de comer alimentos mais calóricos com o aumento da temperatura, e sim, isso é totalmente normal.

Isso pode ser explicado pelo fato do nosso organismo gastar mais energia para nos aquecer, e com isso, toda essa energia ser voltada de onde saiu, fazendo com que se sinta mais fome.

De acordo com a endocrinologista Gisele Lorenzoni, "isso não é nenhum problema ou algo anormal, apenas uma condição do corpo para nos manter saciado", afirma a especialista.

Esse processo de aquecimento do organismo é conhecido como termogênese, e tudo isso deve ser combinado com uma dieta balanceada, hábitos saudáveis e não deixando de lado as atividades físicas. "Com esse tempo frio, é mais propenso que as pessoas queiram comer comidas com mais calorias, como massas, doces e que mais engordam, e por isso, o cuidado deve ser redobrado", diz.

A médica afirma que o efeito do inverno, com seus dias curtos e noites longas, alteram o metabolismo do organismo, e diminui a produção de serotonina, o hormônio neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar, e para suprir tudo isso, algumas pessoas recorrem aos alimentos e a mais calorias.