Dor no nervo ciático: fisioterapeuta explica lesão que fez cantor Belo se apresentar show sentado

25/08/2022

Dor no nervo ciático: fisioterapeuta explica lesão que fez cantor Belo se apresentar show sentado

O cantor Belo surpreendeu seus fãs ao apresentar seu show sentado em uma cadeira no centro do palco, deixando todos curiosos e preocupados com a situação inusitada, no último fim de semana. Por meio das redes sociais, a esposa dele, Gracyanne Barbosa, explicou que ele estava com muita dor no nervo ciático. Depois da declaração na internet, dúvidas sobre a lesão foram levantadas.

O fisioterapeuta Luiz Felipe Giacomelli, especialista em Fisioterapia Esportiva e certificado pela Academia Americana de Exercícios Terapêuticos, explica que o nervo ciático é uma das várias raízes nervosas que saem da coluna vertebral, e tem como responsabilidade enviar e receber informações motoras e sensoriais das regiões do membros inferiores como o quadril, joelhos e tornozelos e pés.

"Sendo o maior nervo do corpo humano, o nervo ciático tem seu início na coluna lombar, passando pelos glúteos, partes posteriores da coxa, fazendo sua divisão no joelho, entre nervo tibial e fibular comum, finalizando no pé. É nesta extensão que dores, sensações de formigamentos, pontadas, dormências e outras sensações são sentidas", esclarece.

O que causa dores nesta região?

Segundo o fisioterapeuta, as causas que levam a dor no nervo ciático estão normalmente ligadas ao surgimento de uma inflamação ou uma instabilidade lombar que leva a compressão desse nervo. "A existência desses dois fatores trazem dor intensa nas costas, glúteos ou pernas, dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar. Nestes casos é importante procurar um médico ortopedista ou fisioterapeuta em busca de orientações e tratamento", ressalta.

Ainda de acordo com o fisioterapeuta, casos de dor no nervo ciático também são bastante comuns em mulheres grávidas, pois estão relacionados a alteração do centro de gravidade corporal para contrapor o peso ganho pela gestante durante gravidez, que pode chegar a 14kg até o final da gestação, causando a compressão da raiz do nervo. Luiz Felipe listou outros principais motivos que podem levar um paciente a ter dor no nervo ciático:

Hérnia de disco;

Osteofito ósseo lombar,

Atrofia da musculação estabilizadora;

Anomalias ou alterações articulares e musculares;

Síndrome do piriforme;

Tumores.

Tratamentos

Geralmente, a inflamação ou compressão do nervo ciático tem como parte do tratamento sessões de fisioterapia, que proporcionam a redução das dores. "De início tratamos as dores com técnicas e recursos da fisioterapia, para alívio de dor, e rigidez local, depois fortalecemos a musculatura profunda para ganhar estabilidade na lombar. Após esse fortalecimento, são inseridos exercícios mais intensos preparando os músculos na hora de suportar as cargas do dia a dia".

Prevenção

- Praticar atividades físicas com regularidade para fortalecer os músculos profundos, lombares e abdominais;

- Trabalhar a flexibilidade e alongamento.

- Manter um peso corporal saudável.

- Evite movimentos bruscos com a coluna se ainda está em crise de dor.