Dicas para se cuidar com a chegada do Outono

04/04/2022

O Outono chegou - a estação intermediária entre o verão e o inverno - com o clima mais ameno, porém mais seco e com a poluição mais suspensa no ar. Como cuidar da pele neste período pós-verão e já se preparando para o inverno?

A dermatologista e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Irene Baldi explica que na estação a pele tende a ficar mais ressecada devido ao clima e aos banhos mais quentes. Assim, é preciso apostar em uma boa hidratação. "Não deixe de usar hidratante após o banho e quando lavar o rosto e mãos", alerta. O ideal também é evitar os banhos quentes, porém é um pedido acatado por poucos, mas a dermatologista sugere que pelo menos seja morno, e não totalmente quente.

Outra dica, inclusive, é ter cuidado com o rosto que é mais sensível e evitar lavá-lo muitas vezes ao dia para não ressecar mais a pele. O protetor solar também não pode ser esquecido.

"Quando acaba o verão, muitos aposentam o protetor solar, atitude errada. É preciso continuar usando o protetor solar em sua rotina, para proteger dos raios solares mesmo mais amenos, e da luz artificial do ambiente do trabalho", alerta a dermatologista.

Tratamentos

O outono também é muito procurado para o início dos tratamentos. De acordo com a dermatologista, muitos pacientes esperam passar o verão para tratar manchas, cuidar da pele e realizar tratamentos.

"Tratamentos faciais como Laser, Peeling, Preenchimento com ácidos, Bioestimuladores, Microagulhamento, Tratamento com fios, entre outros, são perfeitos por conta da redução da intensidade dos raios solares - que provocam manchas e pigmentação na pele - assim, a recuperação é bem melhor", ressalta a dermatologista.

Já os tratamentos corporais para melhorar flacidez, celulite e contornos do corpo são muito procurados, até porque é possível fazê-los com calma, aproveitando o clima mais ameno para a recuperação e chegar com tudo para o próximo verão.

Cuidados com as madeixas no outono

O hairstylist e Heyd Tex explica que este é o momento de dar uma revigorada nos cabelos. "Para quem curtiu muito o verão nas praias, piscinas ou mesmo quem passou muito tempo por aqui no calor dos trópicos, pegou muita luz solar, lavou os cabelos mais vezes e agora é o momento da revitalização", conclui Tex.

Revitalizar os fios significa uma boa reconstrução, investindo em tratamentos para hidratar e trazer de volta o brilho e maciez. "Brincamos que é a hora do check up dos fios, do momento de avaliarmos o que será preciso: uma hidratação, uma renovação na cor, um tratamento específico, etc", diz Tex.

O especialista também alerta que o outono é uma estação intermediária onde o clima fica mais seco e ameno e a poluição fica mais suspensa no ar. Assim, é preciso mais cuidado com a limpeza dos cabelos. "O ressecamento e pontas quebradiças podem aumentar por conta dos banhos mais quentes e do ar mais seco, então é preciso uma limpeza mais profunda e protocolos de tratamentos", pontua Tex.