Dicas para curtir o Carnaval 2023 gastando pouco

14/02/2023

Sinônimo de festa, animação e folia, o Carnaval é considerada a época mais esperada do ano, por conta das viagens, fantasias, bloquinhos e a curtição com os amigos. O que não se pode deixar acontecer é o espírito carnavalesco atrapalhar sua organização financeira.
Segundo o consultor financeiro, Leonardo Rodan, no momento em que o orçamento está apertado, é necessário que o folião entenda se é possível curtir o feriado e, ao mesmo tempo, dar um respiro para o bolso, ponderando os gastos e economizando. "É possível curtir o Carnaval e ainda economizar dinheiro. O segredo é fazer boas escolhas e investir na organização da festa e das finanças antes de se jogar no samba", comenta.
Para ajudar aqueles que querem curtir os dias de folia com o controle financeiro na palma da mão, o especialista listou 4 dicas que podem ajudar aqueles que vão aproveitar os dias de festas. Confira:


Defina o orçamento
Essa é a regra número um do rolê. Essa definição é baseada no quanto de dinheiro você tem para gastar. O truque é separar a quantia disponível, assim você terá seu teto. "Isso significa que todos os gastos relativos ao Carnaval deverão ficar dentro desse limite. Estamos falando de bebida, transporte e fantasia - e hospedagem, caso você inclua uma viagem no roteiro", ressalta Leonardo.


Faça um planejamento
Montar um esquema de atividades pode ajudar a projetar e organizar suas despesas com muito mais precisão. Vale a saber se vai para alguma festa, formas de transporte, hospedagem, passeios, alimentação e outras necessidades. " Separar o desejo e a realidade, é uma questão da grana. Vale lembrar que essa é uma época muito disputada, então os valores de alimentação e hospedagem podem estar acima do normal", orienta o consultor financeiro.


Pesquisar
Fazer uma pesquisa de preços pode garantir melhores ótimas condições, deixando a viagem mais tranquila e agradável a todos. "É necessário começar a pesquisa, com pelo menos, semanas antes de antecedência e pode ser que neste prazo as ofertas estejam ainda favoráveis para seu bolso", ressalta o especialista.

Compartilhe os gastos
Manter todas as despesas da viagem divididas entre todos os integrantes ajuda a evitar a sobrecarga de gastos e até problemas de convivência, mas para que isso possa funcionar é necessário ser proporcionado de forma adequada e aceita por todos. " Guarde notas e coloque em uma planilha os gastos. O valor do aluguel, das refeições, bebidas e até mesmo da gasolina pode ser dividido e, assim como nos blocos de rua, o custo fica muito mais em conta para todos. E nada melhor do que curtir o carnaval agora e ficar tranquilo pelo resto do ano", finaliza Rodan.