Elas podem sim! Saiba os tratamentos que as grávidas podem fazer sem prejudicar a saúde do bebê

05/05/2022

Ser mãe é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. No entanto, durante a gravidez muitas mudanças ocorrem no corpo: aumento da circunferência abdominal, surgimento de estrias, varizes, acne, manchas, entre outras modificações. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, a dermatologista do Instituto Pele, Monique Dalapicola, esclarece que nem todos os tratamentos estão proibidos para as mulheres grávidas. Veja alguns procedimentos que podem ser feitos pelas futuras mamães.

Drenagem Linfática Manual

A drenagem linfática previne e trata as complicações decorrentes da gestação, auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, bem como de outros problemas relacionados às mudanças hormonais, tais como enxaqueca, insônia, prisão de ventre e cansaço, além de proporcionar relaxamento à gestante. Ela diminui a retenção de líquido, o que ameniza os inchaços típicos da gravidez, estimula a lactação, previne celulites e estrias, alivia as tensões musculares, combate o estresse, entre outros.

Peeling de Cristal

O peeling de cristal é um peeling mecânico, ou seja, suas substâncias não são absorvidas pelo organismo, podendo ser realizada durante a gravidez e ajudando a melhorar o aspecto da pele das futuras mamães sem causar danos ao bebê.

Faz uma esfoliação leve a moderada, retirando células mortas, ajudando a pele a se renovar e melhorando manchas e marcas de expressão.

Limpeza de pele

A limpeza de pele também é muito útil nessa fase, pois ajuda a combater cravos, espinhas e excesso de oleosidade que é comum em muitas gestantes.

Cremes clareadores

O melasma, aquela mancha de coloração escura, aparece no rosto de 70% das mulheres grávidas e em até 30% das que utilizam anticoncepcionais. Estas manchas podem ser tratadas na gravidez com cremes clareadores que não contenham ácido retinóico ou hidroquinona. Além disso, cremes com vitamina C podem ser usados. É indicado usar sempre protetor solar com proteção UVA e UVB.

Cremes hidratantes

Para evitar estrias é indicado usar cremes hidratantes com óleos de amêndoas, de semente de uva, rosa mosqueta, ácido lático, entre outros. A ureia não deve ser usada.