Dentes de leite: entenda sobre os cuidados com a saúde bucal das crianças

04/04/2022

Ortodontista Catarina Riva explica sobre higienização, uso de antibióticos e consumo de açúcar
O primeiro dentinho de leite nasce geralmente entre seis meses e um ano de idade, de acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA) e a mudança dessa dentição inicial começa de forma natural a partir dos seis anos de idade. Durante esse período, é importante que a família reforce os cuidados com a saúde bucal da criança para que os dentes definitivos possam nascer saudáveis.
"Os pequenos não têm maturidade para entender a importância da rotina de higiene bucal, por exemplo, daí a necessidade do acompanhamento dos pais ou responsáveis nesse processo. Esses cuidados precisam começar antes mesmo de os primeiros dentes nascerem; além disso, os dentinhos de leite também são suscetíveis a formação de cáries", aponta.
A especialista destaca que no início da introdução alimentar, é importante acrescentar na rotina de higiene bucal o uso de fio dental. E falando em alimentação, Catarina alerta os riscos do consumo de açúcar para a formação de placas bacterianas e cárie. "É importante evitar ao máximo a introdução do açúcar na dieta dos bebês e das crianças e, caso não seja possível, sempre realizar a higienização após o consumo".
O uso de antibióticos é um tema que deixa os pais com receio. No entanto, a ortodontista faz uma consideração. "O único grupo de antibióticos que pode causar alterações, sim, como manchas ou enfraquecimento, é o tetraciclina. O restante não interfere na saúde bucal das crianças. Por isso, basta ficar atento ao receituário prescrito pelo médico", recomenda a especialista.
Não force a queda
Para os pais ansiosos pelo início da fase da queda dos dentes de leite, que começa por volta dos seis anos de idade para dar espaço à dentição permanente, a ortodontista recomenda paciência e cuidado. "É importante não estimular essa queda de maneira precoce; isso pode causar complicações no nascimento dos próximos dentes", alerta.
A extração precoce pode atrapalhar no posicionamento dos dentes permanentes, bem como atrapalhar o desenvolvimento da fala e mastigação das crianças.Área de anexos