Decore sua varanda para aproveitar o ano todo

15/10/2019

Ainda falta um pouquinho para o verão chegar, mas quem tem uma varanda em casa ou no apartamento não precisa esperar somente a estação mais quente do ano para usufruir desta parte bem interessante no imóvel. Seja num clima gourmet, com mobiliários comuns e até para relaxamento, são inúmeras as possibilidades de decoração e usos desses ambientes para torna-lo um espaço aconchegante tanto para receber convidados quanto para relaxar. Alguns elementos podem ser peças coringas para serem utilizadas em várias ocasiões e com diversas possibilidades.

De acordo com o arquiteto Flavio Zamborlini é possível trabalhar para deixar o ambiente agradável o ano todo e em qualquer ocasião. "Dependendo do espaço disponível, é possível usar um conceito mais rústico, com madeira de demolição e uma horta ou vasos com plantas ou até mesmo jardim vertical, valorizando bem a natureza. Também é possível investir numa área gourmet, já que muita gente gosta de aproveitar estes momentos para fazer um churrasco, por exemplo", sugere.

Em muitos casos, há a opção da varanda ser integrada com a sala de estar ou de jantar, gerando mais amplitude ao local com novas possibilidades. "Isso é ideal para quem gosta de receber convidados em casa. Além disso, na hora de decorar o espaço, é possível ter uma versatilidade maior na escolha dos itens, com móveis e materiais que não são típicos de área externa, mas dão um ar mais aconchegante, como revestimentos decorativos nas paredes", aponta.

Para a consultora da Móveis Conquista, Adriana Lovatto, algumas peças podem ser chaves para compor o espaço e torna-lo ainda mais agradável. "Pode ser alguns utensílios para fazer um home bar, como um atrativo para um happy hour. Ou pode ser aquele lugar ideal para um momento de leitura e, se for algo maior - como um terraço ou uma área semelhante ao quintal de uma casa - é interessante preparar de uma forma que fique aconchegante para toda a família", orienta.