De chocolate a goma, shot, sachê saborizado e até cápsula vegana: não tem desculpa para não cuidar da saúde

09/03/2021

Tomar remédio pode ser prazeroso sim. A indústria farmacêutica aposta cada vez mais em manipulados personalizados e medicamentos em formatos variados. Cápsula vegana de rápida absorção é umas das novidades do mercado

Não tem desculpa se o gosto é ruim, se tem dificuldade de engolir cápsulas. A verdade é que está cada vez mais fácil cuidar da saúde. A indústria farmacêutica vem inovando nos diferentes formatos de manipulados personalizados baseada no perfil do paciente com objetivo de tornar mais prazeroso o momento de tomar um medicamento e cuidar da saúde, além de maior adesão ao tratamento.

Segundo o farmacêutico da Pharmapele Vila Velha, Márcio Mendes Mello, muito além das tradicionais cápsulas, hoje é possível produzir medicamentos em diferentes formatos como goma gelatinosa com ou sem sabor, medicamentos em pó, os chamados sachês saborizados de frutas, shots concentrados, pastilha sublingual, e até chocolate. Sem falar em cápsulas veganas como a tapiocaps, fabricadas a partir de um polímero natural obtido através de um processo de fermentação do amido da tapioca.

"Todos os formatos possuem a mesma eficácia. A fórmula é a mesma. O que muda é apenas a forma como ele será estruturado e assim ingerido. E cada um escolhe a que melhor se adapta. Ao chegar na farmácia com a prescrição médica, ajudamos o paciente a decidir qual formato poderá ser feito seu medicamento e ele optar por aquele que facilite o tratamento", esclarece o especialista.

A farmacêutica da Pharmapele Juliana Mattos também ressalta que, crianças e idosos são os mais beneficiados com os formatos variados de manipulação de medicamentos, pois são os grupos com maior dificuldade de ingestão. "As crianças geralmente fazem cara feia para remédios com sabor ruim e já os idosos, muitos possuem problemas com deglutição e por isso necessitam de formas farmacêuticas mais fáceis de ingerir", explica ela.

Veja algumas formas farmacêuticas usadas hoje, suas vantagens e indicações:

Chocolates: Formulados à base de cacau orgânico rico em polifenóis, flavonoides e L-triptofano, apresentam importantes propriedades antioxidantes, que promovem benefícios no sistema cardiovascular, além de beneficiar o humor e a atividade mental. São adoçados com maltitol e stevia, livres de lactose, glúten e sacarose. Ideal para vitaminas, minerais, fitoterápicos e probióticos.

Goma: Produzidas à base de gelatina e colágeno, têm consistência macia, são agradáveis de mascar e possuem diversos sabores, trazendo alta eficiência em mascarar os sabores desagradáveis de determinados ativos.

Shot: É uma forma líquida, cuja dose prescrita é individualizada em cada embalagem flaconete. É bastante prática, de fácil transporte e de dose bastante estável. O shot é ideal para crianças, idosos, pacientes disfágicos ou com dificuldade de deglutição, além da efetividade em formulações pré e pós-treino. Além disso, o shot possui uma grande variedade de sabores, podendo ser tanto de sabor neutro quanto de sabores como uva, morango e frutas vermelhas.

Pastilhas sublinguais: São formas farmacêuticas de fácil administração, livres de corantes, açúcares e flavorizantes artificiais. As pastilhas se dissolvem embaixo da língua, liberando lentamente o fármaco, promovendo a rápida e direta entrada das substâncias na corrente sanguínea.

Gel comestível: Por possuir rápida e prática absorção, é ideal para atletas, já que fornece a quantidade necessária de carboidratos e nutrientes para minimizar a perda de glicogênio muscular durante a execução da atividade física. Também disponível em diversos sabores.

Sachê: Geralmente possui grande volume de ingredientes. Após a dissolução em água, pode se transformar em sucos, shakes e sopas. Sua forma individualizada proporciona maior praticidade de uso e de transporte, além de não conter glúten, lactose, sacarose, caseína ou edulcorantes artificiais, podendo, então, ser utilizada para a formulação de aminoácidos, vitaminas, minerais e fitoterápicos.

Tapiocaps: também chamadas de cápsulas veganas, elas 100% naturais, fabricadas a partir de um polímero natural obtido através de um processo de fermentação do amido da tapioca. Elas são recomendadas para ativos altamente oxidáveis como as vitaminas. São livres de glúten, conservantes, corantes sintéticos, e seu processo de fabricação é todo orgânico.

Pharmapele: A Pharmapele é uma rede de farmácias de manipulação, com 32 anos de experiência em medicamentos personalizados e cosméticos de tratamento. São 80 lojas presentes em todo o Brasil. No Espírito Santo a franquia está localizada em Itapoã, Vila Velha. A Pharmapele é metade ciência, metade beleza e bem-estar por inteiro. www.pharmapele.com.br

Pharmapele Vila Velha - Avenida Jair de Andrade, 561, loja 1, Itapuã, Vila Velha.

Tel: (27) 3149-9869.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta de 8h às 19h, e aos sábados de 8h às 12h.

Instagram: @pharmapelevilavelha

Delivery em toda Grande Vitória