Da Serra para as telonas: longa “Amantes da Dissonância” já tem data de estreia

25/03/2022

Com cenas em Camburi, Cine Jardins vai exibir o filme independente produzido, dirigido e estrelado por jovens capixabas em abril

Já dizia Yoko Ono: "Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade". E foi assim que o estudante de Cinema e Audiovisual, e agora Produtor, Roteirista e Diretor, Enzo Rodrigues, realizou o seu. Sem orçamento disponível ou o apoio de um estúdio de cinema, o longa-metragem "Amantes da Dissonância", que será exibido no Cine Jardins em abril, veio ao mundo graças ao apoio de familiares, amigos antigos e, claro, novos: "Da equipe, muitos já eram conhecidos, que já tínhamos trabalhado juntos em outros projetos independentes. Mas a maior parte reunimos a partir de um teste de elenco, divulgado pelas redes sociais", conta ele.

Primeiro lançamento do coletivo de produções "ER Filmes", o longa conta a história de Jorge, um jovem escritor, que conhece e se apaixona por Priscila. Logo, os dois iniciam um relacionamento rodeado por estranhos eventos. Segundo o Enzo, a história é de um romance não convencional, mesclado com esquetes que cercam o núcleo principal.

De acordo com o jovem cineasta, o trabalho foi da forma mais independente possível, com gravações com equipamentos básicos: "o importante é fazer, mesmo que com simplicidade técnica - às vezes, menos é mais", brinca ele. Para o capixaba, o desafio acabou criando um grande vínculo entre equipe e elenco, tornando-se uma grande experiência de aprendizado para todos: "Fomos guiados por uma frase de John Cassavetes que diz que 'arte significa que vamos nos divertir e nos expressar livremente'".

Gravado inteiramente no Espírito Santo, em bairros da Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica, na trama do filme, a localização não é explícita, mas ainda assim, os capixabas que forem ao Cine Jardins em Abril para conferir a obra não vão se decepcionar: "Existe algo muito característico nas paisagens capixabas que tornou o cenário, de certa forma, uma personagem do filme. Quem assistir vai se identificar", garante ele.

Rumo à Hollywood

Original de André Carloni, na Serra, Enzo Rodrigues tem 18 anos e estuda Cinema e Audiovisual na UFES. Desde a infância é apaixonado por cinema e a partir dos 15 anos passou a realizar produções independentes no audiovisual com o apoio de amigos. Em 2020, começou a escrever e trabalhar num projeto de longa-metragem, dando um passo à frente para o início da carreira, com a consequente criação do coletivo de produções ER Filmes. Assim, reunindo artistas capixabas, "Amantes da Dissonância" veio ao mundo. Segundo o estudante, suas principais inspirações vem de cineastas como David Lynch, Leos Carax e John Cassavetes, se propondo ao experimentalismo e ao debate de ideias. "Meu sonho é seguir a carreira no cinema, aprendendo sempre e mantendo constante a produção de obras audiovisuais", conta ele.

Serviço

Amantes da Dissonância

Direção: Enzo Rodrigues

Classificação indicativa: 14 anos

Em exibição no Cine Jardins no dia 08/04 às 19h30

Ingressos à venda em: Sympla

Trailer Amantes da Dissonância