Cultura Solidária Ano II promove oficina fotográfica inclusiva dos dias 7 à 29 de novembro

04/11/2022

Ação cultural por meio de oficinas de fotografia, é o tema da Cultura Solidaria Ano II. O evento possui 50% das vagas destinadas às mulheres e acontece de 7 a 29 de novembro, nos municípios de Cariacica, Serra e Vila Velha. Com o objetivo de promover a difusão cultural, fomento e a formação de profissionais, essa iniciativa é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale.

O diferencial do projeto é a utilização dos smartphones, aparelho mais acessível à população do que as câmeras profissionais. Por entender esse motivo, a ação cultural apresenta a Oficina de Fotografia Retratos Cotidianos que contará com bolsas de estudos concedida a todos os alunos no valor de R$400 (quatrocentos reais) e emissão de certificado para aqueles que obtiverem 100% de frequência ao final do curso.

Os três municípios pleiteados com a ação cultural terão como oficineiras Thais Gobbo, Luara Monteiro e Andie Freitas, influentes fotógrafas capixabas do cenário atual. Elas serão responsáveis por ensinar sobre os conceitos básicos da fotografia considerando o olhar observador, enquadramento, timing e luz. Além de estimular a pensar imagens de pontos de vista pouco óbvios, trabalhar rapidamente conceitos e referências de autorretrato, fotojornalismo até chegar em fotografia de cinema e suas interações.

Visto o caráter da fotografia como ferramenta fundamental para a divulgação e o sucesso de um trabalho, que pode ser tanto um grande evento quanto uma produção independente, e entendendo que imagens de qualidade podem ser feitas com equipamentos cotidianos, o Cultura Solidária oferece aos jovens da Grande Vitória uma porta de entrada para o mercado de trabalho, assim como uma oportunidade de olhar o local que habitam por outras lentes.

No último da oficina será realizado um Passeio Fotográfico de forma a retratar o cotidiano dos alunos participantes. Fechando cada ciclo de formação, as imagens criadas pelos alunos integrarão uma intervenção urbana feita por meio de projeção mapeada que acontecerá em algum espaço público de cada cidade.

Sobre as Oficineiras

Andie Freitas é fotógrafa, videomaker e roteirista e atua no mercado audiovisual desde 2012. Graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo, sempre foi apaixonada por contar histórias e registrar momentos.

Luara Monteiro é formada em Artes Plásticas, com Pós Graduação em Desenvolvimento e Cultura pelo Centro Universitário SENAC. Trabalha com propostas relacionadas à tecnologia, educação popular e ancestralidade. Fomenta diferentes ações, no campo cultural, social e ambiental relacionando a experiência poética, e arte educação em diferentes linguagens: fotografia, ilustração, intervenção urbana, design e vídeo. Atualmente desenvolve ações de articulação e elaboração de projetos com povos tradicionais e originários. Faz parte da Ruca - Rede Urbana de Agroecologia Capixaba. Atua desde 2016 como tatuadora residente no 7Luas Tattoo Studio em Vitória.

Thais Gobbo é fotógrafa, poetisa, comunicadora popular e moradora do bairro da Penha no Território do Bem, Vitória/ES. Trabalha profissionalmente com fotografia desde 2012 com diversas coberturas fotográficas, principalmente com ensaios, eventos e documental. Também já ministrou 39 oficinas de iniciação à fotografia e sobre olhar fotográfico em diversas cidades do Espírito Santo.

O 29° FCV - Cultura Solidária Ano II conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Oficina de Fotografia Retratos Cotidianos / Projeção Mapeada

Vila Velha

7 a 9 de novembro, das 8 às 12h - Oficina de Fotografia para Celular - 03 turmas - 45 vagas

Local: CRJ São Torquato - Rua César Alcure, nº 166 - São Torquato, Vila Velha-ES 16 de novembro - Projeção Mapeada (local e horário a definir)

Serra 10 a 12 de novembro, das 8 às 12h - Oficina de Fotografia para Celular - 03 turmas - 45 vagas

Local: Associação de Vivência Shalon - Av. Vitória, nº 21 - Central Carapina, Serra-ES. 21 de novembro - Projeção Mapeada (local e horário a definir)

Cariacica 21 a 23 de novembro, das 8 às 12h - Oficina de Fotografia para Celular - 03 turmas - 45 vagas

Local: Primeira Igreja Presbiteriana de Cariacica - Rua Manoel Joaquim dos Santos nº 47, Itacibá, Cariacica-ES. 29 de novembro - Projeção Mapeada (local e horário a definir)