Cuidados para manter a saúde do sistema vascular no inverno

05/07/2022

Com a chegada do inverno, a atenção com a saúde deve se manter redobrada diante das baixas temperaturas. A cirurgiã vascular Moriane Lorenzoni explica que o frio pode influenciar diretamente no sistema vascular.

"Na tentativa de manter o corpo aquecido, os vasos sanguíneos se contraem, fazendo um movimento chamado vasoconstrição, dificultando a circulação sanguínea até algumas partes do corpo, como mãos e pés. Por isso, que nas baixas temperaturas, devemos nos preocupar com a saúde vascular", ressalta a médica.

Uma das complicações causadas pela vasoconstrição é o fenômeno Raynaud. Esse problema vascular acontece devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos. O principal sintoma da doença é a mudança de cor das mãos e dos pés, que vem associado também de dor e formigamentos na região.

"Os episódios costumam durar alguns minutos e quando se aquece as mãos há melhora na dor e no formigamento. Porém, há casos de grau secundário que podem ser grave e causar úlceras nas pontas dos dedos, podendo levar até à perda dos tecidos. Ao notar esses sintomas é necessária uma avaliação com um cirurgião vascular, pois denotam maior gravidade do quadro", explica Moriane.

Moriane separou algumas dicas valiosas que podem auxiliar nos cuidados vasculares em períodos frios. Confira:

​Roupas que aqueçam

Nas vestimentas, é preciso evitar o uso de peças que apertem os músculos das pernas e comprimam a cintura. Essa mesma dica vale para os sapatos ou tênis apertados. Para ajudar o organismo a manter os membros aquecidos, é preciso usar manter as extremidades aquecidas com o uso de meias, luvas e toucas e até de cachecol no pescoço.

Levante as pernas

Manter as pernas elevadas por alguns minutos quando estiver deitado na cama ou até mesmo levantá-las um pouco no momento em que estiver sentado ajuda a dar um bom retorno do sangue às veias.

Exercício físico regular

A prática deexercícios físicos é muito benéfica na hora de prevenir a má circulação do sangue. Ao serem exercitados, os músculos atuam como corações secundários que comprimem as veias e empurram o sangue para a parte superior do corpo.

Beba água

Consumir uma boa quantidade de água, que pode variar entre 2 e 3 litros diários, ajuda no controle da pressão sanguínea, já que o líquido consegue regular a densidade do sangue.

Cuide da alimentação

O consumo de cereais e legumes auxilia na digestão, prevenindo o aparecimento de uma série de doenças que afetam a circulação corporal. Além disso, consumir gorduras poli-insaturadas, como óleos vegetais, ajuda no controle do colesterol.

Circulação sanguínea

Massagens relaxantes podem favorecer a circulação sanguínea e também melhorar a irrigação dos tecidos. Elas estimulam a circulação do sangue, contribuindo na eliminação de resíduos da corrente sanguínea.