Coronavírus: entenda porque é necessário higienizar os itens infantis

Brinquedos, chupetas, mamadeiras precisam de cuidados especiais para evitar a transmissão do Sars-Cov-2 e garantir a saúde dos pequenos


Os brinquedos das crianças são itens que geralmente estão expostos à sujeira e bactérias, não é mesmo? Nesse momento em que o mundo enfrenta uma pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), os cuidados com esses objetos devem ser redobrados, segundo informa o médico pediatra e especialista em cuidados infantis, Jovarci Motta.
Segundo o especialista, crianças costumam abraçar, beijar e emprestar brinquedos com frequência e, por isso, é necessário inspecioná-los em busca de avarias. "Os que estiverem danificados devem ser adequadamente desprezados, pois são mais propensos a ser mais infectados", alerta.


Geralmente, esses itens possuem recomendações do fabricante sobre a limpeza e os cuidados dependendo do tipo de material utilizado. Os brinquedos de plástico, que são mais comuns, devem ser limpos com água e sabão neutro, de acordo com o pediatra. "Caso apresente muitos relevos, uma escova macia pode ser usado nos pontos mais difíceis", diz ele.
O especialista afirma que para os brinquedos eletrônicos é necessário um cuidado especial. Após a retirada de pilhas ou baterias eles podem ser higienizados com lenço ou pano umedecido com desinfetante ou álcool gel 70%. "É necessário evitar o uso excessivo desses produtos, pois podem infiltrar nos brinquedos", destaca.Para os brinquedos utilizados no banho, Motta informa que é importante que usar uma escova com sabão ou detergente neutro para remover o limo. Já para os brinquedos de pelúcia ou pano não são boas opções para crianças alérgicas, pois servem de abrigos para ácaros, fungos e acúmulo de poeira, piorando os quadros de saúde.
Chupetas e mamadeiras
Outros itens que precisam de atenção são as chupetas e mamadeiras. Se as crianças que as usam são muito pequenas, Motta alerta para o tempo de uso de cada acessório. "As chupetas e os bicos das mamadeiras devem ser trocados a cada dois meses. Os componentes da mamadeira devem ser lavados com água e sabão neutro imediatamente após o uso. Isso facilita a limpeza, dificultando impregnação de resíduos. Também pode usar uma escova macia para acessar pontos mais difíceis", observa o médico.
Ele frisa que a chupeta pode ser higienizada após o uso ou quando a borracha for tocada ou cair no chão. "É necessário esteriliza-las uma vez por dia, colocando os itens na panela com água até alcançar o grau de fervura. Após o procedimento, retire-os e deixe-os secar. Não use pano ou papel toalha", ensina Motta.
Roupas
Preste muita atenção às roupas dos pequenos. Elas também podem ser um meio de transmissão do vírus. "Em relação a roupa, não há segredo na limpeza. Água, sabão e amaciante. Neste ambiente de coronavírus, orientamos evitar sacudir a roupa. E se for pegar alguma peça de lã, use uma luva e a lave normalmente com água e sabão depois", recomenda o pediatra.
Confira as dicas do especialista para higienização de acordo com os tipos de brinquedos:
Brinquedos de plástico ou borracha - Use água e sabão neutro. Uma esponja não abrasiva pode ser utilizada em superfícies que apresentem muitos relevos. Desta forma, use uma escova macia para acessar os pontos mais difíceis. Se não houver contra indicação, pode deixar o brinquedo de molho com água e detergente neutro antes de higienizá-lo. Deixe-os secar e guarde-os, conforme a especificação técnica. Se não houver sujeira ou resíduos impregnados, use um pano ou lenço umedecido em álcool a 70% para limpá-los;
Brinquedos eletrônicos - Após a retirada de pilhas e/ou baterias, os aparelhos podem ser higienizados com lenço ou pano umedecido com desinfetante ou álcool 70%. Evite o uso excessivo desses produtos, pois podem infiltrar nos aparelhos;
Brinquedos de metal - Para esse tipo de material deve-se utilizar álcool a 70%. Dependendo do tipo da peça, pode ser lavado com água e sabão neutro, escovando os locais;
Brinquedos de pano e pelúcias - Esses brinquedos devem ser lavados com água e sabão mesmo na máquina de lavar, devendo secá-los completamente antes de serem guardados ou usados. Vale destacar que não é indicado contê-los em casa, pois servem de abrigos para ácaros, fungos e acúmulo de poeira, favorecendo os quadros alérgicos.

Brinquedos utilizados no banho
- Esse tipo de objeto é importante limpá-lo usando uma escova com sabão ou detergente neutro para remover o limo.