Consultor de inovação vai à Europa em busca de parcerias internacionais

11/04/2022

Pablo Oliveira, que mora em Vila Velha há sete anos, tem agendadas visitas a vinícolas e também a hubs de inovação, para mapear oportunidades para lançamento de plataforma de financiamento coletivo de vinhos.

O consultor Pablo Oliveira tem dezenas de cases de sucesso em projetos de diversos segmentos contemplados em editais públicos e privados, entre eles o da plataforma de financiamento coletivo WineFunding.com.br, fruto do projeto "Em busca do vinho", aprovado no último edital da FAPES/FINEP, o Tecnova II. E é visando formar parcerias internacionais para a execução deste projeto que o especialista desembarcou esta semana na Europa, onde tem agendadas visitas a vinícolas e também a hubs de inovação.

O destino inicial da viagem será Portugal. Na cidade de Braga, está confirmada uma agenda no Hub de Inovação Startup Braga, onde, além de conhecer suas instalações e propor parcerias, também vai levar sua expertise de mais de 20 anos de atuação na área de gestão de projetos e inovação. Sommelier Profissional de Vinhos pela Academie du Vin de Franklin Bittencourt, Pablo Oliveira também incluiu no roteiro visitas à vinícolas na região de Porto e de Lisboa. "Será um intercâmbio muito positivo, pois vou poder aplicar nos meus projetos todas as novas experiências vivenciadas nos 15 dias de viagem. Tenho certeza de que essa missão terá muito êxito, principalmente agora que vamos incubar o projeto na Base27 ", declara.

O roteiro segue com uma parada na Inglaterra, onde Pablo vai conhecer o ecossistema de inovação para startups em Londres, a segunda melhor cidade para empresas de tecnologia no Mundo, fora do Vale do Silício. Ele também vai desembarcar na França, onde vai visitar a região de Champgne e algumas vinícolas nos arredores de Paris. "Acredito que vou conseguir parcerias futuras para a plataforma de financiamento coletivo de vinhos, que é um projeto novo, inovador e que certamente terá uma quantidade significativa de adeptos, já que os apreciadores de bons vinhos se multiplicam a cada dia", explica.

Portugal, roteiro inicial da viagem, também será o destino final, especificamente a cidade de Lisboa, onde Pablo tem reunião confirmada no hub de inovação Startup Lisboa, também para mapear as oportunidades no setor.

Sobre o especialista

Pablo Oliveira, natural de São Paulo, morou por 35 anos em Pernambuco e vive há sete em Vila Velha, tem 47 anos, é Bacharel em Física pela UFPE, cursou o mestrado em Supercondutividade (UFPE), possui especialização em Marketing Cultural pela UFPE, em Gestão Estratégica com Foco na Administração Pública pelo ILB e em Strategic Social Media Marketing, pela Universidade de Boston/EUA. Como atividade complementar formou-se Sommelier Profissional de Vinhos pela Academie du Vin de Franklin Bittencourt, obteve a certificação internacional WSET (level 1) e está finalizando o WSET level 2 em vinhos, uma das certificações mais reconhecidas no mundo.

Tem 24 anos de experiência em elaboração e gestão de projetos especiais e de fomento, tendo aprovado e executado 26 projetos em Leis de Incentivo à cultura, três projetos em Lei de Incentivo ao Esporte, dois de financiamento para Bancos de Desenvolvimento, e um projeto de grande envergadura na área ambiental junto ao Ministério do Meio Ambiente Alemão. Nos últimos dois anos aprovou sete projetos em editais de Fomento à Inovação e tecnologia, atingindo durante sua vida profissional mais de 92% de eficácia na aprovação de projetos em editais.

Atuou diretamente em mais de 40 projetos executados em diversas áreas, já tendo sido, inclusive, contratado pela UNESCO para coordenar um projeto na área social, além de já ter realizado projetos e atuado em parceria com empresas canadenses, americanas, mexicanas, britânicas e alemãs.

Foto: Paradise fotografia.