Conselho de Arquitetura e Urbanismo promove Seminário sobre Combate a Incêndio para Condomínios

23/11/2021

Nos dias 24 e 26 de novembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES) em parceria com o Sindicato Patronal de Condomínios (SIPCES), realiza o 5° Seminário Arquitetura x Condomínios. Com o tema central "Conhecendo o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP)", o evento é voltado para profissionais de arquitetura, administradores de condomínios e síndicos e tem como objetivo orientar sobre a legislação vigente e reduzir os casos de incidentes que podem causar incêndios.

Segundo o presidente do CAU/ES, Heliomar Venancio, acidentes ocorridos em edificações irregulares, que não estão de acordo com o código de segurança são comuns no Estado. "A Vila Rubim passou por dois incêndios. O primeiro, em 1994, quando o armazenamento irregular de fogos de artifício resultou em quatro mortes e lojas destruídas. O outro, em 2019, quando uma loja de couros e tecidos, também localizada na Vila Rubim, pegou fogo destruindo imóveis localizados nas proximidades da loja e afetando a vida de mais de 20 famílias que moravam em um prédio ao lado do estabelecimento comercial", relembra. Na ocasião do segundo incêndio, o Corpo de Bombeiros relatou que o estabelecimento não tinha alvará de funcionamento, rota de fuga e tampouco rota de incêndio.

Os prédios residenciais também são focos de incêndios e têm como principais causas fatores como a fiação exposta, vazamento de gás de cozinha, fusíveis e disjuntores em má condições.

Diante de cenários como esses e a fim de prevenir, bem como, evitar novos acidentes, o evento vai ser transmitido pelo canal do YouTube do CAU/ES, a partir das 19 horas. O treinamento vai ser conduzido pelo Corpo de Bombeiros do Espirito Santo. "Realizado desde 2019, O Seminário é uma forma de sempre mantermos atualizados os responsáveis pelos prédios e condomínios sobre as legislações vigentes, com o objetivo de reduzir infrações e acidentes", afirma o presidente do CAU/ES, Heliomar Venancio.

Serviço:

24/11 - Fui notificado pelo Corpo de Bombeiros. Como devo regularizar o meu imóvel? Instrutor: 1º Ten. Florisvaldo Ribeiro Pereira Junior - CBMS

26/11 - Adequando Edificações Existentes ao Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico Vigente. Instrutora: Cap. Thais de Rezende Monteiro - CBMS