Conheça o Detox Capilar e saiba como proteger os fios da poluição

16/12/2019

As partículas de sujeiras dispersas no ar têm sido grandes vilões do couro cabeludo e dos fios. E, para contra-atacar o problema, especialistas sugerem o detox capilar

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 90% da população mundial vive em cidades onde a qualidade do ar é considerada má ou péssima.

Além da poluição gasosa, o material particulado fino é mais prejudicial à pele e aos cabelos. Pólen, poeira, fuligem, fumaça, essas partículas minúsculas grudam nos fios do cabelo, deixando-os pesados, opacos e sem viço. Em exposições mais severas, chegam a obstruir os folículos pilosos, causando um dano oxidativo no bulbo capilar, comprometendo o crescimento dos fios e até provocando queda.

E mais: quanto mais oleoso estiver o cabelo ou o couro cabeludo, maior a quantidade de material particulado que vai se depositar, resultando em uma maior sujidade e à diminuição do brilho, além de uma aparência de menor volume. Ainda em relação à pele do couro cabeludo, pode se desenvolver agressões do tipo dermatite de contato por sensibilização ou por irritante primário, deixando-o mais sensível e menos saudável.
Por isso, é muito importante promover um detox capilar, já que ele age retirando essas partículas poluentes, tanto do couro cabeludo como da fibra capilar. A argila é uma grande aliada na limpeza profunda, de origem natural. Ela possui uma grande variedade de cores e uma especificidade para cada problema. "Além disso, a argila também deposita no couro cabeludo alguns oligoelementos, que são microminerais (ferro, zinco, selenio, cobre...) de extrema importância para os folículos", afirma Cristal.

A esfoliação é outra técnica usada para promover o detox capilar. Pois, além da poluição, o couro acumula a oleosidade provenientes da produção de sebo e dos próprios cosméticos usados no dia a dia, como um simples shampoo. De acordo com a especialista, por conta deste acúmulo de resíduos, é comum após um certo tempo de uso de um determinado produto, achar que ele já não faz o mesmo efeito do início. Por isso, é importante realizar um detox para remover as impurezas e oxigenar o couro cabeludo. "Com o uso contínuo, o produto vai acumulando e assim surgindo a necessidade de ser removido para permitir o fio fazer novas reposições: lipídicas, hídrica e de aminoácidos", orienta.

Durante a rotina do dia a dia é preciso manter por mais tempo os fios e o couro cabeludo mais saudável. E o segredo para isso é manter os cabelos sempre limpos, promovendo uma lavagem adequada, com produtos indicados para cada tipo de cabelo (shampoos, condicionadores, finalizadores) e, eventualmente, optar pela ajuda de produtos especialmente desenvolvidos para, além de limpar, eliminar todos os vestígios de poluição dos fios.